Geral

Prefeitura e Marinha consolidam parceria em prol do Povo das Águas

27 JUN 2016 • POR Sandro Asseff • 17h17
Prefeito recebeu a imprensa antes da inauguração do Mirante da Capivara - Sylma Lima

O Prefeito Paulo Duarte juntamente com o Contra-almirante, Petrônio Augusto Siqueira de Aguiar, o Secretário de Governo, Márcio Cavasana e Elisama de Freitas, recebeu a equipe do Capital do Pantanal, para fazer um balanço das ações já desenvolvidas conjuntamente no Programa Povo das Águas.

Segundo o prefeito Paulo Duarte, foi constatado que tanto a prefeitura como a Marinha do Brasil, por meio do 6° Distrito Naval, realizavam mesmas ações visando levar atendimento médico, social e educacional aos moradores das regiões mais distantes e de difícil acesso no Pantanal.

Nesse sentido e buscando juntar forças, reduzir custos e otimizar os atendimentos, foi firmado um termo de parceria entre as instituições, no mês de março, e que até o presente momento foram colhidos bons e surpreendentes frutos.

Conforme planilha apresentada pelo Contra-Almirante, Petrônio, os procedimentos médicos nas quatro ações já realizadas este ano aumentaram 100 %, atendimentos odontológicos 37%, distribuição de medicamentos 360% e aplicação de vacinas 973%.

“Esses resultados, comprovam a eficácia da parceria, na qual o município, gastou menos e aumentou os resultados, sendo que em 2015, foram gastos seiscentos mil reais, com resultados modestos. Já esse ano serão gastos trezentos mil reais, com resultados maiores dos já divulgados”, afirmou o prefeito.

Outro ponto destacado, tanto pelo Secretário de Governo, quanto pela coordenadora da ação, Elisama, diz respeito ao resgate da cidadania dessa população, que por muito tempo se sentiu abandonada, e hoje, mais que remédios e outros serviços querem sentir que existem e principalmente serem ouvidos. Nesse sentido o programa perpassa suas funções e humaniza as relações entre o poder público e os pantaneiros.

Das nove ações previstas para esse ano, já foram realizadas cinco. Sendo que a próxima retornará à região do Taquari, esta considerada a de maior grau de dificuldade de acesso.