Geral

Comércio e serviços de MS somam crescimento de 1,6% em abril

20 JUN 2016 • POR Gesiane Medeiros • 09h34
O setor de vestuários em Corumbá, ainda não sentiu a crise indicada na pesquisa - Gesiane Medeiros

Dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa da Fecomércio MS (IPF-MS) apontam um pequeno crescimento nos setores de comércio e serviços de Mato Grosso do Sul no mês de abril deste ano, em relação ao mesmo mês de 2015. As pesquisas conjunturais do comércio e serviços revelam que no comércio houve crescimento de 0,9% na receita nominal e o setor de serviços registrou aumento de 0,7%.

Comércio

No setor a maior alta foi registrada no ramo de combustíveis e lubrificantes (6,7%), seguido pelo de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (4,3%). Entre os que registraram a maior queda, está o ramo de materiais de construção (-3%), seguido dos veículos, motos e peças automotivas (-2,8%) e equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-1,8). O nível de empregos no comércio de MS registrou queda, a variação foi de -0,48%. No centro-oeste, o Estado que sofreu o maior déficit de emprego foi Goiás, com -0,62%. Apenas o Distrito Federal registrou um leve aumento nas contratações realizadas em Abril, o índice ficou em 0,02%. A remuneração salarial em Mato Grosso do Sul ficou abaixo da média brasileira, 7,8%, a mais baixa do centro-oeste, que atinge em média R$ 1.176,38.

Serviços

Já no setor de serviços, os transportes e correios (2,0%) e os serviços prestados às famílias (0,8%), foram os responsáveis pelo resultado positivo, ainda que pequeno. O pior desempenho foi o de serviços profissionais administrativos e complementares (-1,8%), seguido do turismo (-0,8%) e dos serviços de informação e comunicação (-0,2%). O centro-oeste continua mantendo o índice de contratações positivo no ramo de serviços. Mato Grosso do Sul atingiu 0,46%, Goiás ficou com 0,06% e O Distrito Federal com 0,12%. Já em Mato Grosso, houveram mais demissões que admissões, o índice ficou negativo em -0,04%. A remuneração salarial do setor ficou em 16,6%, abaixo da média brasileira, porém próxima a do Centro Oeste. Em MS a média salarial no setor de serviços ficou em R$ 1.259,00.