Geral

Presidente de agremiação afirma que Carnaval 2017 está ameaçado

20 JUN 2016 • POR Sylma Lima • 08h11
Victória Lorrayne se mostra preocupada com a realização do carnaval 2017. - CDP

Victória Lorrayne, presidente da Escola de Samba Imperatriz Corumbaense, em uma entrevista exclusiva ao Capital do Pantanal, afirma em tom de preocupação, que o desfile das Escolas de Samba em 2017 está ameaçado pela falta de comprometimento e respeito por conta de alguns presidentes de agremiações.

Segundo Victória, até o momento, tais presidentes não prestaram contas dos recursos recebidos do poder público municipal e estadual para custear o desfile de 2016. A mesma informou que o Presidente da
LIESCO, Waldir Padilha, deu o prazo de até 23 de fevereiro, passado, para que as agremiações pudessem apresentar as notas fiscais relativas aos gastos e pagamentos efetuados com as verbas dos convênios, firmados com a Prefeitura de Corumbá e Governo do Estado. Restando à LIESCO, até 23 de março, para que apresentasse a contabilidade finalizada para apreciação dos concedentes dos recursos.

Victória afirma: “até o momento, das dez agremiações, apenas quatro apresentaram suas prestações de contas, finalizadas e sem ressalvas, a Imperatriz Corumbaense, A Pesada, Caprichosos de Corumbá e a campeã do grupo especial Mocidade Independente da Nova Corumbá”. A presidente comenta ainda que esse fato é questão de preocupação também para o Presidente da Liga, que incansavelmente cobra aos demais Presidentes para que entreguem as referidas notas fiscais.

A não prestação de contas compromete o desfile das Escolas de Samba 2017 à medida que fica proibido a assinatura de novos convênios meses antes do período eleitoral e também depois do pleito de outubro. Sendo confirmada essa situação, é com grande preocupação que Lorrayne se manifesta. “Se todas as Escolas de Samba tivessem entregue suas prestações de contas, talvez já tivesse sido firmado um novo convênio e uma parcela do repasse já poderia estar custeando as primeiras compras, dando início aos trabalhos nos barracões visando o Carnaval 2017. Assim, não temos como iniciar o desenvolvimento do nosso enredo, nem teremos tempo hábil para preparar um Carnaval digno que os corumbaenses merecem”.

Na oportunidade, a presidente, fez outra denúncia grave. Dois dos presidentes pensam em não apresentar a contabilidade de gastos de suas agremiações. Afirmaram, que o recurso saiu em nome da Liga e ela que se preocupe com a prestação de contas. Outro fato, é que diante desse cenário, fica impossibilitado a realização da eleição da nova diretoria da LIESCO, bem como o início dos trabalhos de reformulação do estatuto da entidade, no qual é anseio da maioria dos Presidentes que passem a ter voz e voto na entidade.

Victória encerrou a entrevista, fazendo questão de parabenizar o poder público municipal pelo empenho e respeito que tem para com as entidades carnavalescas, e se sente envergonhada pela atitude dos que ainda não cumpriram com os compromissos, colocando em risco a realização da maior festa da cultura popular do país.