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Comércio de Corumbá vai funcionar em horário especial para o Dia das Mães

6 MAI 2016 • POR Gesiane Medeiros • 09h55
[caption id="attachment_513632" align="alignleft" width="400"] Os calçados estão entre os itens com maior intenção de compras para a data festiva. Foto: Gesiane Medeiros/CDP[/caption] O comércio de Corumbá estabeleceu horário especial para funcionamento das lojas por conta do Dia das Mães, comemorado neste domingo (8). O expediente estendido já começa nesta sexta-feira (8), quando os comerciantes permanecerão em funcionamento por 12 horas, as lojas do centro da cidade abriram as portas às 8 horas e só vão encerrar o expediente somente às 20h. No sábado (7), as vendas iniciam também as 8 horas e seguem até às 18 horas, e no domingo (8), as lojas estarão fechadas. A expectativa de vendas para o Dia das Mães deste ano, não é tão promissora como de costume, a data que é considerada pelo comércio, o segundo Natal do calendário de vendas, deve fazer lucro de R$ 4 milhões em Corumbá, segundo pesquisa realizada pela Fecomércio e Sebrae. O centro comercial de Corumbá é utilizado também pelos moradores de Ladário, cidade vizinha bem próxima. A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 18 de abril, com 200 pessoas integrantes da população economicamente de ativa de Corumbá e Ladário, que foram entrevistadas sobre a intenção de compras para a data festiva. O estudo apontou que 53,5% da população de Corumbá e Ladário acredita que a situação financeira do cidadão está a mesma comparada com a do ano de 2015, 18,5% acreditam estar pior. Uma média de 79,5% das pessoas devem ir as compras e 2% mostrou indecisão. A maior expectativa de compras está no ramo de vestuário, 24,9% das pessoas afirmam que pretendem comprar roupas de presente para suas mães, 21,5% bolsas e acessórios, 16,6% pretendem apostar nos perfumes e cosméticos, os calçados atingiram 9,1% das intenções de compras, 9,1% pretendem comprar as tradicionais flores, 8,3% investirão em cestas temáticas. As demais indicações, como utensílios domésticos, objetos de decoração, viagem, livros, eletrônicos e eletrodomésticos, obtiveram pouca representatividade. Este ano o consumidor estará atendo principalmente a qualidade, 37% dos entrevistados apontaram o fator como o principal na decisão da compra, seguido do atendimento com 21,1%, preço com 18,8%, o que a pessoa deseja com 13,6% e as promoções e descontos ficou na última posição do ranking com 9,1%. Em contrapartida, 62,9% dos entrevistados afirmaram que irão pesquisar o preço antes de efetuar a compra. Pesquisa indica ainda que a maioria dos consumidores pretendem comprar apenas um presente (73,6%), 21,4% pensa em comprar dois, 3,8% talvez presenteie com três e 1,3% com quatro ou mais presentes. O investimento médio do presente do dia das mães ficará entre R$ 101 e R$ 200, apontados por 45,3% dos entrevistados. 86,8% afirmaram ainda pretender efetuar a compra em dinheiro e 85,5% farão as compras nas lojas do centro de Corumbá.   Refeição comemorativa Estudo aponta que o tradicional almoço do dia das mães será mantido, 74% da população economicamente ativa entrevistada deve se reunir para confraternizar, sendo 94,4% na própria residência e 5,6% em restaurante do centro. A grande maioria das pessoas (48%) pretendem investir até R$ 100 na confraternização.