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Roupas lideram a intenção de compras para o dia das mães em Corumbá e Ladário

26 ABR 2016 • POR Gesiane Medeiros • 10h32
[caption id="attachment_515607" align="aligncenter" width="900"] Segundo pesquisa, os lojistas do ramo de vestuário terão motivos para comemorar. Foto: Gesiane Medeiros/CDP[/caption] Entre os dias 8 e 18 de abril, 200 pessoas integrantes da população economicamente de ativa de Corumbá e Ladário, foram entrevistadas sobre a intenção de compras para o dia das mães, comemorado no segundo domingo de maio (dia 8). O objetivo da pesquisa, encomendada pela Fecomércio-MS, realizada em parceria pelo Instituto de Pesquisa da Fecomércio-MS e Sebrae, é identificar o perfil e intensão de compras do consumidor para a data comercial, considerada o segundo Natal para os lojistas, momento em que a expectativa de venda aumenta e os empresários preparam os estoques para melhorar o faturamento. Pesquisa aponta que 53,5% da população de Corumbá e Ladário acredita que a situação financeira do cidadão está a mesma comparada com a do ano de 2015, 18,5% acreditam estar pior. Uma média de 79,5% das pessoas devem ir as compras e 2% mostrou indecisão. A maior expectativa de compras está no ramo de vestuário, 24,9% das pessoas afirmam que pretendem comprar roupas de presente para suas mães, 21,5% bolsas e acessórios, 16,6% pretendem apostar nos perfumes e cosméticos, os calçados atingiram 9,1% das intenções de compras, 9,1% pretendem comprar as tradicionais flores, 8,3% investirão em cestas temáticas. As demais indicações, como utensílios domésticos, objetos de decoração, viagem, livros, eletrônicos e eletrodomésticos, obtiveram pouca representatividade. Este ano o consumidor estará atendo principalmente a qualidade, 37% dos entrevistados apontaram o fator como o principal na decisão da compra, seguido do atendimento com 21,1%, preço com 18,8%, o que a pessoa deseja com 13,6% e as promoções e descontos ficou na última posição do ranking com 9,1%. Em contrapartida, 62,9% dos entrevistados afirmaram que irão pesquisar o preço antes de efetuar a compra. Pesquisa indica ainda que a maioria dos consumidores pretendem comprar apenas um presente (73,6%), 21,4% pensa em comprar dois, 3,8% talvez presenteie com três e 1,3% com quatro ou mais presentes. O investimento médio do presente do dia das mães ficará entre R$ 101 e R$ 200, apontados por 45,3% dos entrevistados. 86,8% afirmaram ainda pretender efetuar a compra em dinheiro e 85,5% farão as compras nas lojas do centro de Corumbá.   Refeição comemorativa Estudo aponta que o tradicional almoço do dia das mães será mantido, 74% da população economicamente ativa entrevistada deve se reunir para confraternizar, sendo 94,4% na própria residência e 5,6% em restaurante do centro. A grande maioria das pessoas (48%) pretendem investir até R$ 100 na confraternização.