Geral

AW Brazil inicia Cruzeiro Ecológico e afirma a potência de Corumbá como destino internacional

8 ABR 2016 • POR Gesiane Medeiros • 08h35
[caption id="attachment_514678" align="aligncenter" width="900"] A comitiva passará três dias em visita ao Pantanal. Foto: Gesiane Medeiros/CDP[/caption] Antes dos operadores turísticos e jornalistas internacionais, juntamente com equipe da ATTA (Associação do Turismo de Aventura), iniciarem o cruzeiro ecológico pelo Pantanal, uma coletiva com a imprensa local foi promovida pela Fundação de Turismo do Pantanal (Fundtur), no final da tarde desta quinta-feira (7) no Sesc de Corumbá. Durante pouco menos de uma hora de conversa, ficou muito bem esclarecido, que o roteiro Corumbá & Bonito é considerado por eles uma potência, a ser comercializada internacionalmente nas grandes feiras de turismo de aventura. Gabriela Stowell, representante da ATTA, instituição organizadora do evento, esclareceu que o Adventure Week (AW ) é fixado em três pilares: o marketing e promoção do destino, o treinamento e a comercialização. A equipe jornalística que acompanha o AW na cidade, entre eles freelances que pautam para canais como National Geographic, irão preparar materiais que ganharão alcance mundial, uma grande galeria com imagens e vídeos, do que foi vivenciado por eles nas regiões, estarão online, à disposição para apreciação de todos. [caption id="attachment_514677" align="alignleft" width="400"] Durante a coletiva, a ATTA, a Fundtur e a Embratur/MS, explicaram porque a escolha de Corumbá & Bonito. Foto: Gesiane Medeiros[/caption] Como tudo começou O planejamento para o acontecimento do AW Brazil, desde a escolha do lugar até a vinda da comitiva internacional, durou pelo menos um ano, e muitos deles nunca vieram ao Brasil. Gabriela afirma que “é um evento bem complexo, uma equipe da ATTA juntamente com representantes da EMBRATUR e FUNDTUR/MS, vieram antes para inspecionar a avaliar o verdadeiro potencial da cidade, alguns ajustes foram realizados e hoje estamos aqui porque acreditamos que os turistas internacionais, terão sim grande interesse em viver essa experiência”, explica a representante da ATTA. Luiz Ricardo da Fundtur esclarece que, “no município, o trabalho de fortalecimento e criação da rede para o mercado, iniciou no ano passado com o evento, Rodada Anual de Negócios de Turismo, onde cinco das operadoras brasileiras participantes também estarão no Marketing Place, feira com grandes operadoras nacionais e internacionais, onde os pacotes que serão aqui definidos estarão sendo oferecidos”. Segundo Diego Arelano, da EMBRATUR, as negociações para conseguir trazer o evento para Corumbá e Bonito iniciaram ainda em 2013. “O turista internacional demanda um trabalho muito grande para chegar até aqui, eles procuram visitar um roteiro enxuto que não fique em apenas um lugar, e acreditamos que a rota Corumbá & Bonito é perfeita, porque os roteiros se comunicam entre si e são próximos”. Como comercializar Após a comitiva experimentar o produto, eles indicam pontos que devem ser melhorados e negociam os pacotes com os empresários locais, para assim que saírem da região já iniciarem a venda internacional, assim como os jornalistas que já iniciarão os disparos de publicações. “A ATTA acompanha a divulgação e as vendas do roteiro visitado, por pelo menos um ano após o evento”, fala Gabriela sobre a proposta de trabalho do AW Brazil.  No dia 16, acontece o ponto chave para a comercialização dos pacotes, a Rodada de Negócios, que será realizada em Bonito. Esta é a fase em que os operadores negociam diretamente com os fornecedores locais como o pacote será exposto no mercado internacional. A negociação vai desde o preço até o formato do pacote, que são fechados por operadores brasileiros que possuem grande representação internacional, e podem assim expor seus portfólios em feiras que ocorrem em diversos lugares do mundo, com o objetivo de atrair o turista ecológico, aqueles que se agradam por roteiros que oferecem viver determinado local em contato direto com a natureza. [caption id="attachment_514679" align="aligncenter" width="900"] Shanow Stowell, presidente da ATTA, se mostrou muito contente por estar em Corumbá. Foto: Gesiane Medeiros/CDP[/caption] Sobre o turista de aventura Shanow Stowell, presidente da ATTA, descreveu a felicidade de estar em corumbá, “nós trabalhamos pelo mundo inteiro, um dos principais tipos de turismo em expansão atualmente é o de aventura, nosso foco de trabalho. O turismo pode ser muito bom, mas também negativo para o destino, ou até mesmo não causar impacto algum para a região. Destinos como Corumbá & Bonito são perfeitos para o cliente potencial que objetivamos atrair, nossas pesquisas apontam que até 65% do investimento fica no destino, comparado com o turismo de massa, é um tipo de turista que investe na região e não agride o meio ambiente, pelo contrario eles tem consciência ecológica e social”. Para Paulo Duarte, a vinda do AW em Corumbá oficializa o processo de profissionalização do turismo de aventura na cidade, “essa é a primeira vez que o AW vem ao Brasil e Corumbá foi um dos destinos escolhidos, isso mostra que temos capacidade. Às vezes é necessário alguém de fora mostrar o valor da cidade para quem vive aqui reconhecer. Queremos exibir a riqueza viva de Corumbá, que vai além do turismo de pesca, queremos atrair o turista que tem a consciência da preservação ambiental. Foram três anos de caminhada, com criação de eventos ligados a natureza para que hoje pudéssemos ser reconhecidos como um destino do ecoturismo”, diz o prefeito. [caption id="attachment_514680" align="aligncenter" width="900"] Paulo Duarte evidenciou a trajetória percorrida para que um projeto dessa magnitude acontecesse. Foto: Gesiane Medeiros/CDP[/caption]