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Nelson Cintra diz que Estado vai investir ‘pesado’ no turismo corumbaense

11 FEV 2016 • POR Sylma Lima • 15h34
[caption id="attachment_511330" align="aligncenter" width="900"] Nelson Cintra durante entrevista com o Capital do Pantanal.[/caption] O Presidente Estadual da Fundação de Turismo Nelson Cintra (foto ) disse em entrevista exclusiva ao Capital do Pantanal que o Estado precisa ganhar visibilidade no cenário nacional e que o Brasil é um dos poucos países do mundo a não injetar recurso no turismo de forma eficiente no setor, que cresce a cada dia e tem sido o suporte econômico das grandes potencias. Segundo Cintra o Estado de Mato grosso do Sul tem grandes pontos a serem explorados e Corumbá e Bonito devem ter a atenção redobrada neste aspecto, por isso aguarda uma reunião com o prefeito Paulo Duarte para a próxima semana na Capital. Ele prometeu que terá os olhos voltados para nosso imenso pantanal e patrimônio histórico com investimentos pesados e divulgação da mídia mundial. “ Nosso primeiro ano foi de aprendizado, como acontece para todo o governo, foi um ano de contenção de despesas, mas, tivemos uma verba destinada a divulgação do Estado em feiras de diversas localidades do país e até mesmo internacionais, na América do Sul, estivemos no Paraguai, Peru, Bolívia e Argentina.Como ações pontuais, contribuímos com a festa de carnaval de Corumbá e Campo Grande, mais de R$ 700 mil reais foi aportado para apoio dos eventos, assim como circuitos gastronômicos em Dourados e eventos de Três lagoas, mas o grande projeto está por vir, um festival internacional da carne. Queremos mostrar MS para o mundo, o evento será em Campo Grande. Observe que temos festivais em Corumbá e Bonito, mas Campo Grande que é a capital não tem nenhuma festividade de grande representatividade. Essa será a oportunidade de fazer contato com grandes importadores mundiais para conhecerem nossa cidade, Estado e a qualidade da nossa carne bovina. Queremos apresentar como criamos o gado no pasto, com a máxima qualidade” .  Investimento em Corumbá  “ O evento de importância internacional que acontece em Corumbá e Bonito, de 2 à 11 de abril de 2016, vai receber 30 operadoras de turismo, metade nacionais e a outra metade internacional. O Estado irá fomentar investimento para promoção e acontecimento do evento, que acontece através de uma associação entre a Embratur e a ATTA (Adventure Travel Trade Association), a organização internacional só possui 1.200 associados no mundo, e no Brasil apenas Corumbá e Bonito fazem parte. Esta semana vou receber Paulo Duarte e a pauta é justamente para investimentos em turismo na cidade, principalmente relacionados ao Adventure Week. Pelo levantamento da prefeitura de Corumbá, o carnaval gerou mais de R$ 12 milhões na economia local, isso é maravilhoso. Quando o território foi dividido, há 38 anos, a cultura ficou na parte norte, Corumbá herdou toda a identidade cultural de MS, o patrimônio histórico está todo aqui, o restante do Estado ainda está construindo sua identidade turística” . Viagem internacional “ Na próxima semana iremos para Bogotá a pedido da Embratur, que está financiando a viagem. Visitaremos as cidades potenciais do Estado para treinar os profissionais, com objetivo de receber bem o turista. Temos bons técnicos e instituições como o Sebrae que vão nos apoiar nessa capacitação. Criação de uma CAT no buraco das piranhas “ O CAT  (Centro de Atendimento ao Turista) já foi autorizado pelo Reinaldo, ele fez questão de implantar o sistema, e acredito que ainda esse ano o buraco das pinhas será remodelado e criado uma boa receptividade ao turista que chega na região. O local recebe muito estrangeiro, e ele deve sair daqui com uma visão diferente, devemos melhorar a estrutura que recepcionamos o turista internacional, ninguém que faz uma viagem fora de seu país almeja andar em uma caminhonete, ao menos que se trate de um safari” . Histórico “ Outro ponto negativo é que nunca houve um grande investimento do Governo Federal, o turismo nunca foi prioridade de verba. Segundo dados do próprio Governo Federal, apenas U$ 20 milhões, é investido em divulgação do turismo nacional pelo mundo. Enquanto a cidade do México, por exemplo investe U$ 480 milhões. O brasil está em último ugar no ranking de investimento. Enquanto seis milhões de pessoas visitam Paris para fotografar a Torre Eliel, o Brasil recebe pouco mais de cinco milhões de turistas em todo o país, observe que apenas um único produto da França já supera nossa média” .         --