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Pesquisa avalia transporte público de Corumbá

10 FEV 2016 • POR Gesiane Medeiros • 12h13
Estudo realizado pela equipe de professores e acadêmicos do Campus Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, sobre a qualidade do serviço de transporte público oferecido no município foi divulgado. O objetivo da pesquisa é avaliar o serviço prestado desde o princípio da implantação da empresa  Viação Cidade Corumbá em outubro de 2014. [caption id="attachment_511198" align="alignleft" width="300"] Ao todo, 41,5% dos entrevistados reclamaram da lotação em horários de pico. Foto: Divulgação/PMC[/caption] Em relação à avaliação geral do transporte coletivo de ônibus em Corumbá, nos últimos meses, desde o início das operações da empresa na cidade, cerca de 85,9% dos entrevistados, responderam que o serviço melhorou de alguma forma neste período e com relação à nota atribuída ao grau de satisfação em ser cliente da VCC, obteve-se um resultado que pode ser considerado positivo, 4,0 numa escala de 1 a 5. Analisando-se as médias em cada categoria percebeu-se a existência de bons indicadores de satisfação dos usuários em relação a maior parte dos serviços prestados pela VCC, entretanto, também, verificou-se que há elementos que apresentam problemas e podem ser melhorados”, explica o professor do Curso de Matemática do CPAN e Gestor da pesquisa, Renato Câmara Victório de Almeida Júnior. Um dos apontamentos por parte dos entrevistados que necessita de melhora é quanto a lotação nos horários de pico, houve uma insatisfação moderada de 41,9%. Segundo o professor, “a realização da pesquisa avaliativa sobre a satisfação de usuários é de fundamental importância para qualificar a oferta de serviços de transporte coletivo e torná-la mais eficiente. As informações resultantes, o conhecimento das satisfações e/ou insatisfações relativas aos serviços recebidos, são de significativa valia para a tomada de decisões qualificadas e para a posterior avaliação do impacto dessas decisões nos serviços prestados pela empresa”. A PESQUISA Por mais de 10 anos o transporte coletivo de passageiros da cidade de Corumbá (MS) foi realizado pela empresa Viação Canarinho, contudo diversos problemas como ônibus quebrados, falta de veículos e atrasos culminaram em intervenção administrativa na gestão da empresa por parte da Prefeitura local. Em seguida foi aberta licitação de concessão de transporte coletivo municipal. A iniciativa teve como objetivo principal melhorar a qualidade dos serviços de transporte coletivo de passageiros da cidade de Corumbá (MS), bem como atender as demandas da população. A empresa vencedora foi a Viação Cidade Corumbá (VCC) que iniciou suas atividades em de 31 de outubro de 2014, com um total de 25 ônibus zero quilômetro e assumindo a responsabilidade de atender com qualidade as demandas dos usuários. O levantamento de informações realizou-se por meio de uma amostra aleatória contendo 413 usuários que foram abordados, sem tendências no interior dos ônibus, e convidados a responder ao questionário estruturado contendo 35 questões divididas em sete blocos. Para aferir os dados com maior precisão utilizou-se escala do tipo Likert de 5 pontos. Posteriormente, foi feita organização e conferência das unidades de coleta, tabulação, calculou-se o Ranking Médio (RM) para cada item e em seguida o RM médio de cada bloco. Consulte o Relatório na íntegra aqui!         Informações da matéria de Ana Monteiro do CPAN