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Consertos de pontes podem custar R$ 115 milhões ao Governo do Estado

5 JAN 2016 • POR Correio do Estado • 11h10
O desabamento em “efeito dominó” de uma ponte localizada em Guia Lopes da Laguna, distante 260 quilômetros da Capital, fez o assunto se transformar no centro das atenções do Governo do Estado. Nesta terça-feira (5), Reinaldo Azambuja (PSDB) afirmou ter R$ 115 milhões para recuperar as travessias. O principal problema é mesmo a ponte de Guia Lopes, que ficava na MS-382 e desabou no último sábado (2). A construção foi feita pela empreiteira Wala Engenheria Ltda e custou R$ 1,2 milhões. O recurso foi federal. Em entrevista à TV Morena nesta manhã, o governador disse que além desta, outras 30 pontes passam por avaliação de técnicos da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos e que os recursos disponíveis para os reparos são de R$ 115 milhões. O valor foi solicitado pelo Estado à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil em meados de dezembro, quando boa parte dos 22 municípios que decretaram situação de emergência pelas chuvas já enfrentavam problemas em estradas e pontes. Auditoria Em entrevista coletiva na tarde de ontem,  o secretário estadual de Infraestrutura, Marcelo Miglioli, afirmou que uma auditoria será feita na ponte que desabou em Guia Lopes. O relatório deve ficar pronto em 10 dias e o custo pode chegar a R$ 10 mil. Quem deve assinar o relatório final deve ser engenheiro Carlos Liberato Portugal, professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e responsável por elaborar outros laudos como o do Estádio Morenão. Como as pontes estavam dentro do prazo de garantia, o Governo avalia qual procedimento será adotado em relação as empresas que realizaram os serviços. Segundo o secretário, as obras emergenciais serão feitas apenas depois do resultado da auditoria.