Menu
sábado, 31 de janeiro de 2026
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Natureza

UFMS é a 2ª federal e a 3ª universidade mais sustentável do Brasil

13 dezembro 2025 - 12h02Assessoria, Moinho Cultural

A edição de 2025 do UI GreenMetric World University Rankings foi divulgada e a UFMS figura na 2ª posição entre as 28 federais presentes na lista e na 3ª colocação entre as 60 instituições brasileiras mais sustentáveis. A Universidade está atrás apenas da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal de Lavras. A Instituição ocupa ainda o 8º lugar na América Latina e o 60º no mundo.

Para a reitora Camila Ítavo, os resultados representam um avanço significativo em relação ao ano anterior e evidenciam o esforço coletivo da comunidade universitária. “Subir no ranking é consequência de muito trabalho, inovação e um olhar atento para a sustentabilidade. É motivo de orgulho e nos confirma que estamos no caminho certo. Com esse resultado, percebemos o quanto nossa comunidade está comprometida com práticas responsáveis, gestão eficiente e projetos que integram inovação, cuidado ambiental e desenvolvimento social”, destaca.

A 15ª edição do ranking apresenta mais de 1,7 mil instituições de 105 países, destacando as condições e políticas atuais relacionadas a iniciativas de desenvolvimento sustentável e melhorias institucionais em universidades de todo o mundo para aumento da atenção dada a temas como mudanças climáticas globais, energia limpa, conservação da água, reciclagem de resíduos, transporte ecológico e educação e pesquisa em sustentabilidade.

No ano anterior, a Universidade ocupava a 3ª posição entre as federais, a 4ª entre as instituições brasileiras, a 10ª na América Latina e a 68ª colocação no mundo.

Para a pró-reitora de Cidadania e Sustentabilidade, Vivina Sol, a melhoria progressiva na publicação estimula a Universidade a ampliar ainda mais as iniciativas de sustentabilidade. “A criação da Pró-Reitoria de Cidadania e Sustentabilidade (Procids) consolida e fortalece o compromisso institucional da UFMS com a sustentabilidade como política transversal e permanente. O UI GreenMetric, inclusive, possui indicadores específicos que avaliam a existência de estruturas internas dedicadas à sustentabilidade, requisito que a UFMS já atendia por meio de instâncias anteriores e que agora ganha um peso ainda maior com a institucionalização da Procids”, explica.

“Ao centralizar o planejamento, o monitoramento e parte da execução das ações relacionadas à sustentabilidade, à cidadania e à responsabilidade social, a Universidade qualifica seus indicadores em áreas como gestão universitária sustentável, infraestrutura sustentável, uso eficiente de recursos, educação e pesquisa, refletindo diretamente na melhoria do desempenho da UFMS no ranking“, completa Vivina.

Entre os principais destaques da UFMS nesta área está a atualização da Política de Sustentabilidade, do Plano de Logística Sustentável e do Programa UFMS Carbono Neutro, além da vinculação de todos os projetos de ensino, pesquisa e extensão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.

Para o diretor de Sustentabilidade da Procids, Leonardo Chaves, a conquista está alinhada às políticas institucionais de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental. “O resultado da UFMS no UI GreenMetric 2025 é fruto de um esforço verdadeiramente coletivo, construído com a participação ativa de toda a comunidade acadêmica dos nossos dez câmpus. Servidores técnicos, docentes, estudantes e gestores têm atuado de forma integrada para incorporar a sustentabilidade ao cotidiano universitário, desde a gestão e o planejamento institucional até as práticas de ensino, pesquisa e extensão. Esse avanço no ranking demonstra que, mesmo com realidades regionais distintas, a UFMS vem consolidando uma cultura institucional comprometida com o desenvolvimento sustentável, baseada na cooperação, na inovação e na responsabilidade socioambiental”, enfatiza.

Adicionalmente, a UFMS está em 17º lugar mundial e 1º no Brasil no Ranking Top 50 Under 50 – 2025, que reúne instituições com menos de 50 anos de criação que participarem do GreenMetric 2025. Para saber mais, clique aqui.

O resultado da edição de 2025 do ranking está disponível neste link. Mais informações sobre a classificação da UFMS em avaliações nacionais e internacionais podem ser conferidas na página da Diretoria de Avaliação Institucional.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

meio ambiente
Calor extremo: 3,8 bilhões de pessoas serão atingidas até 2050
meio ambiente
Poeira de minério afeta comunidades e gera denúncias ao MPMS em Corumbá
Plantão
Fogo é contido no Nabileque mas ainda atinge locais isolados da Baía do Tuiuiu
meio ambiente
Organizações criam rede pantaneira para coexistência entre humanos e onças
meio ambiente
Pantanal registra alta de focos de incêndio e bombeiros reforçam combate
Meio Ambiente
Alunos do curso Condutores Pantaneiros recebem especialista no Ecoturismo Nacional
meio ambiente
Primeira brigada comunitária de combate a incêndios é formada em Corumbá
Meio Ambiente
Nova medição mantém rio Paraguai em estiagem e alerta para cheia no Taquari
Meio Ambiente
MPMS apura supressão irregular de vegetação nativa no Pantanal em Corumbá
fiscalização
Operação Piracema intensifica fiscalização na Bacia do Rio Paraguai

Mais Lidas

Investigação
Piloto violou horário e usou luz de trator para decolar avião que matou arquiteto chinês no Pantanal
Consequências
Moradora relata pânico com água até o pescoço durante temporal em Corumbá
serviços
Novo RG abre agendamento on-line em MS com vagas ainda em fevereiro
oportunidade
Ladário credencia oficineiros para atuar em esporte, cultura e lazer
Chamamento seleciona profissionais para ministrar atividades comunitárias