Menu
quinta, 12 de fevereiro de 2026
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Natureza

Sistema de monitoramento identifica linha de fogo na fronteira entre Brasil e Bolívia

Fogo está localizado no lado boliviano, a cerca de 15 km de distância da fronteira com o Brasil

31 julho 2025 - 08h34Gesiane S. Lourenço

A linha de fogo detectada no lado boliviano da região da Serra do Amolar, possui cerca de 5km de extensão. A identificação foi feita por uma das antenas do sistema de monitoramento Pantera, que funciona 24 horas por dia, no território do país vizinho, a Bolívia. A central do monitoramento fica instalada na sede do IHP (Instituto Homem Pantaneiro), que imediatamente publicou um em seu site, na noite desta quarta-feira, 30 de julho, um alerta para possíveis ações de combate e prevenção para impedir que as chamas alcancem o lado brasileiro. O incêndio está localizado em uma área de mais de 121 km², entre o Brasil e a Bolívia, próximo da Lagoa Mandioré.    

Fogo está localizado no lado boliviano, a cerca de 15 km de distância da fronteira com o Brasil. Foto: Reprodução

A estimativa é que a linha de fogo esteja a cerca de 15 km de distância da fronteira com o Brasil. A velocidade do vento na região chegou a alcançar 25 km/h, com direção de leste para oeste, nesse sentido, o vento ainda cria uma barreira de contenção, que desfavorece o avanço do fogo para o lado brasileiro.

A linha de fogo foi identificada pelo sistema Pantera na noite de terça-feira, 29 de julho, e não havia sido detectada por sistemas de satélite até o começo da tarde de ontem, 30 de julho. De acordo com o sistema do IHP, as chamas tinham sido reduzidas nesta quarta-feira. Uma das possibilidades é que o fogo pode ter atingido uma área alagada que fica entre a Mandioré e a região de campo onde estava a ocorrência.

O IHP esclarece que após o monitoramento do incêndio e a identificação do caso durante a noite de terça-feira (29), a equipe fez comunicado direto para duas instituições bolivianas que vem atuando como parceiras: a Nativa (Naturaleza, Tierra y Vida) e a CERAI (Fundación Centro de Estudios Rurales y de Agricultura Internacional). Apesar de não ter ocorrido registro no Brasil, o Instituto afirma que também reportou o comunicado para o Prevfogo/Ibama com o objetivo de medidas de prevenção.

Angelo Rabelo, diretor presidente do IHP, pontua sobre a importância de haver trabalho transfronteiriço no combate ao fogo para tentar evitar tragédias e proteger a biodiversidade em ambos os países.

“O fogo não tem nacionalidade e não reconhece limites de países. Um trabalho de cooperação é o que fortalece as medidas para se combater e evitar danos para comunidades, para a biodiversidade. Fizemos o contato direto com instituições parceiras na Bolívia para que seja possível verificar possíveis medidas. Atualmente, autoridades e instituições de um país não podem atuar no outro, mas pode haver um trabalho conjunto”, sugere.

*Com informações do IHP

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Meio Ambiente
Rio Aquidauana atinge 8,30 metros e segue subindo após fortes chuvas em MS
Meio Ambiente
Cidades de MS decretam emergência e Defesa Civil monitora rios em alerta
Meio Ambiente
El Niño deve retornar no 2º semestre e elevar risco de incêndios no Pantanal
meio ambiente
Suspeita de desmatamento em fazenda do Pantanal vira alvo de inquérito
Meio Ambiente
MS celebra Dia Nacional das RPPNs com mais de 153 mil hectares de áreas preservadas
meio ambiente
Calor extremo: 3,8 bilhões de pessoas serão atingidas até 2050
meio ambiente
Poeira de minério afeta comunidades e gera denúncias ao MPMS em Corumbá
Plantão
Fogo é contido no Nabileque mas ainda atinge locais isolados da Baía do Tuiuiu
meio ambiente
Organizações criam rede pantaneira para coexistência entre humanos e onças
meio ambiente
Pantanal registra alta de focos de incêndio e bombeiros reforçam combate

Mais Lidas

Polícia
Operação Vault apreende drogas, moto e dinheiro em Corumbá
Educação
Corumbá convoca 48 aprovados em Processo Seletivo da Educação; veja lista e prazos
Oportunidade
Cidadania abre processo seletivo para analista de ações sociais com salário de até R$ 5,5 mil
Segurança
Operação Ágata Carcará apreende skank, pasta base e cocaína no Lampião Aceso