A Fundação de Meio Ambiente do Pantanal (FMAP), realiza em junho a Gincana Sustentável, evento que integra as atividades da Semana do Meio Ambiente 2025. Voltada a alunos do Ensino Fundamental II das redes pública e privada do município, a iniciativa busca fomentar a consciência ecológica de forma lúdica e educativa.
A gincana será dividida em duas etapas: a primeira, uma prova de arrecadação de garrafas PET, com encerramento no dia 03 de junho; e a segunda, composta por três provas finais, realizadas no dia 05 de junho, no Jardim da Independência durante a Feira do Meio Ambiente.
Abertas na segunda-feira, dia 12, as inscrições vão até 23 de maio e devem ser feitas mediante envio de ficha preenchida à FMAP, presencialmente ou por e-mail. Cada equipe deverá ter entre 8 e 10 alunos, além de um professor responsável. Serão aceitas até oito equipes, por ordem de inscrição.
Na primeira prova, intitulada “Cada PET Conta”, os participantes deverão arrecadar garrafas PET em bom estado, entregando-as até o limite das 13h30 do dia 3 de junho. A pontuação será distribuída de acordo com o volume arrecadado por equipe.
As provas finais abrangem temas ligados à educação ambiental. A primeira delas, “Jogo da Amarelinha Seletiva”, avaliará o conhecimento dos alunos sobre a separação correta de resíduos. Na sequência, a “Caça ao Tesouro Ecológico” abordará o uso da água em diferentes contextos. Por fim, o “Quiz Ambiental – De quem é esse som?” desafiará as equipes a reconhecerem sons de animais típicos do Pantanal.
A equipe com maior pontuação ao final das quatro provas será declarada vencedora. Em caso de empate, serão utilizados critérios de desempenho nas provas anteriores e, se necessário, sorteio. Os campeões ganharão um passeio de barco pelo rio Paraguai, com duração de até uma hora.
O regulamento completo pode ser conferido na edição de segunda-feira, 12 de maio, do DIOCORUMBÁ.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Reunião define intensificar ações educativas para afastar onças da área urbana

Família acusada de provocar muralha de fogo no Pantanal sofre bloqueio de R$ 40 milhões

Presidência da COP30 propõe agenda de ação global para conferência

Incêndio destrói mais de 2 mil hectares e expõe fragilidade no Pantanal

Doação de 150 mudas fortalece ações ambientais em Ladário

Corumbá tem projeto de combate às perdas de água aprovado por Fundo do Mercosul

INMET confirma ampliação da rede de meteorologia em MS

Ação com operadores coloca o Pantanal como destino internacional para observação de aves

Corumbá recebe evento nacional em debate aos desafios do Pantanal na crise climática
