Menu
domingo, 09 de novembro de 2025
Câmara - Novembro Azul
Andorinha - WhatsApp
Natureza

Projeto Adote uma Lixeira é apresentado por Yussef na Câmara

07 outubro 2025 - 16h28Assessoria

A criação do Projeto Adote uma Lixeira é o que está propondo o vereador Yussef Salla, como forma de manter a cidade limpa, minimizando problemas ocasionados pelos excessos de lixos deixados nos logradouros públicos.

A proposta foi por meio de um Projeto de Lei apresentado na sessão ordinária de ontem, segunda-feira, 6, destinado às empresas privadas ou entidades sociais interessadas no financiamento, na instalação e manutenção de lixeiras nos logradouros públicos de Corumbá.

Segundo o vereador, a proposta vai possibilitar ao Poder Executivo estabelecer parcerias com empresas privadas e entidades sociais interessadas, com direito explorar publicidade, visando preservar a limpeza; garantir bom estado de conservação das áreas de lazer e logradouros públicos em geral; aumentar o número de lixeiras na cidade; incentivar a reciclagem e melhoria da limpeza pública municipal.

Visa ainda reduzir as despesas do município com a instalação e manutenção das lixeiras públicas; estimular a parceria público-privada; além de conscientizar a população sobre a importância de ter uma cidade limpa em termos de higiene e saúde.

Pelo Projeto de Lei, as lixeiras deverão ser instaladas a uma distância mínima de 50 metros uma da outra, preferencialmente nas esquinas. Deverão estar em conformidade com a legislação municipal, especialmente aquela relativa a uso do solo urbano, posturas e gestão de resíduos sólidos; localizar-se em locais desimpedidos ao acesso dos funcionários de limpeza urbana para a coleta regular.

Deverão ainda estar de acordo com as especificações técnicas, de forma a impedir o vazamento de resíduos e o comprometimento das condições de salubridade e bem-estar da comunidade local; não comprometer a livre circulação de pessoas e veículos; bem como conter a inscrição “Adote uma Lixeira”, com o número da Lei.

Em sua justificativa, Yussef lembrou que um dos aspectos mais importantes da gestão de resíduos sólidos diz respeito à limpeza pública, e que o lixo deve ser diariamente retirado das ruas, calçadas, praças, parques e outros logradouros públicos, caso contrário, sua acumulação comprometerá a saúde pública, o bem-estar dos cidadãos e a conservação do meio ambiente.

“O lixo amontoado nas áreas urbanas obstrui as vias e o sistema de escoamento de águas pluviais, inundando ruas, assoreando corpos de água e provocando enchentes fluviais. Nosso Projeto de Lei pretende contribuir para a minimização dos problemas ocasionados pelos excessos de lixos deixados nos logradouros públicos, bem como promover a manutenção da limpeza nos logradouros públicos em geral, garantir o bom estado de conservação das áreas de lazer, aumentar o número de lixeiras na cidade, incentivar a reciclagem e melhoria da limpeza pública municipal, o que reduzirá consequentemente as despesas do Poder Público com a instalação, manutenção das lixeiras públicas e, por conseguinte, colaborando na educação dos cidadãos e na redução dos serviços de varredura”, justificou.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

saúde
Dr. Victor Rocha fará atendimentos de exame de mama para mulheres em Corumbá
meio ambiente
Documentário revela impacto da BR-262 na fauna e vida do Pantanal
meio ambiente
Empreendedores de MS levam produtos do Pantanal e Cerrado à COP 30
Meio Ambiente
Segundo dia da Cúpula do Clima terá debates sobre transição energética
meio ambiente
Cartilhas orientam bares e restaurantes em práticas sustentáveis
Meio Ambiente
População cobra falta de alerta pelo celular em temporal na Capital
Meio Ambiente
PMA e Imasul atuam juntos para combater pesca predatória na Piracema
Meio Ambiente
Workshop discute gestão estratégica da revitalização da Orla do Rio Paraguai
Meio Ambiente
Inicia o período de defeso nos rios de Mato Grosso do Sul
meio ambiente
Operação Piracema reforça combate à pesca ilegal em MS

Mais Lidas

polícia
Suspeitos de furto em supermercado de Corumbá são liberados após audiência
saúde
Dr. Victor Rocha fará atendimentos de exame de mama para mulheres em Corumbá
Política
Paulo Duarte entrega R$ 400 mil em emendas a escolas e instituto no Pantanal
geral
Moradores denunciam impactos da mineração em comunidade rural de Corumbá