Menu
terça, 08 de julho de 2025
Andorinha 77 anos - junho de 2025
Andorinha 77 anos - junho de 2025
Natureza

Pantanal Tech 2025 discute restauração ecológica e gestão territorial

25 junho 2025 - 15h56Danielly Carvalho

As organizações Mupan (Mulheres em Ação no Pantanal) e Wetlands International Brasil chegam com força à edição 2025 do Pantanal Tech MS, evento que acontece de 26 a 28 de junho na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Aquidauana. Com uma programação diversa, elas promovem debates, oficinas e capacitações que envolvem restauração ecológica, prevenção de incêndios, gestão de áreas protegidas e fortalecimento de territórios indígenas.

Mais que expositoras, as duas instituições participam ativamente da agenda do evento, reconhecido como um dos principais fóruns de inovação e sustentabilidade do Mato Grosso do Sul. O Pantanal Tech reúne pesquisadores, gestores públicos, representantes de comunidades locais e do setor privado em busca de soluções para os desafios do bioma.

Logo no primeiro dia, a mesa redonda "Iniciativas de Restauração: do Pantanal ao Global" discute estratégias que aliam ciência, políticas públicas e saberes tradicionais. A mediação fica por conta de Áurea Garcia, diretora da Mupan e coordenadora de políticas da Wetlands Brasil. O encontro também marca o pré-lançamento de um guia prático sobre restauração ecológica no Pantanal.

Ainda no dia 26, uma oficina reunirá o Conselho Gestor do Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro (PEPRN) para tratar da revisão do plano de manejo da unidade. A proposta é fortalecer a gestão participativa e incorporar o zoneamento ambiental em construção.

No dia seguinte, representantes dos povos Kadiwéu, Terena e outras etnias participam da roda de conversa sobre os Planos de Gestão Territorial e Ambiental Indígena (PGTAs). O encontro também abrirá espaço para reflexões sobre o reconhecimento dos territórios indígenas e comunidades tradicionais como TICCA (Territórios de Vida).

Encerrando a participação, uma capacitação voltada à prevenção e gestão de incêndios apresenta o SIFAU – Sistema de Inteligência do Uso do Fogo em Áreas Úmidas, desenvolvido em parceria com o laboratório LASA/UFRJ. A ferramenta possibilita o monitoramento de focos de calor em tempo real e é voltada especialmente a profissionais e comunidades locais.

Durante todo o evento, as equipes da Mupan e da Wetlands também estarão disponíveis para articulações técnicas e institucionais com demais participantes.

Conheça as organizações

Criada em 2000, a Mupan atua para fortalecer a participação das mulheres na gestão dos recursos naturais no Pantanal. A ONG desenvolve projetos com foco em conhecimento técnico, empoderamento e preservação dos modos de vida tradicionais da região.

A Wetlands International é uma organização global dedicada à conservação de áreas úmidas. Com escritório em Campo Grande, em parceria com a Mupan, a entidade trabalha com foco em políticas públicas, ciência e cooperação internacional para proteger ecossistemas essenciais. É também vinculada à Convenção de Ramsar, voltada à proteção de áreas úmidas de importância global.*Com informações da Assessoria.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Meio Ambiente
Novas regras para uso do fogo facilitam licenciamento ambiental em MS
meio ambiente
Pantanal tem redução histórica de incêndios no primeiro semestre de 2025
meio ambiente
Ladário realiza primeira Feira Agroecológica com produtos frescos locais
meio ambiente
Chuvas reduzem focos de incêndio no Pantanal em mais de 90% em junho
meio ambiente
Após incêndios em 2024, MPMS planeja ações preventivas no Pantanal
meio ambiente
Acúmulo de lixo é retirado de esquina usada como ponto de descarte em Corumbá
meio ambiente
Imasul reforça orientações para aceiros e procedimentos sem licenciamento
meio ambiente
Imasul divulga mapa de áreas prioritárias para queima prescrita no Pantanal
meio ambiente
Onça Miranda, tratada no CRAS, é vista com filhote após voltar ao Pantanal
meio ambiente
Corumbá promove turismo e inovação durante Pantanal Tech MS 2025

Mais Lidas

Plantão
Servidor morre em colisão entre camionete e carreta na BR-262
Esporte
Em visita à Corumbá, presidente da FFMS discute melhorias na base e no Arthur Marinho
Fiscalização
Seis ônibus clandestinos com drogas e contrabandos são interceptados na BR 262
Polícia
Casal preso em Corumbá transportava mais de 200 kg de drogas em 14 malas