O Plano de Ação Interinstitucional, destinado ao manejo de onças avistadas em áreas próximas a região urbana de Corumbá, segue avançando. Equipes da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal (FMAP), do Ibama/Prevfogo, da Polícia Militar Ambienta (PMA) e do Instituto Homem Pantaneiro (IHP) se reuniram com moradores da Cacimba da Saúde na última sexta-feira, 20 de junho, para definir as próximas etapas do Plano.
As equipes técnicas percorreram a região da Cacimba e visitaram os pontos considerados rotas prováveis dos felinos, onde marcas recentes de pegadas foram identificadas. Câmeras de monitoramento já foram instaladas no local para auxiliar no mapeamento e acompanhamento dos deslocamentos dos animais.
As medidas ativas de afugentamento das onças tem por objetivo manter a população em segurança e preservar a fauna silvestre. Moradores participaram da reunião e contribuíram com relatos. Os técnicos presentes esclareceram dúvidas e definiram atribuições de cada órgão envolvido nas ações.
Os objetivos principais do plano são manter a população em segurança e preservar a fauna silvestre. Foto: DivulgaçãoPara os órgãos envolvidos na elaboração do plano, o engajamento da comunidade tem papel central na efetividade das ações. A colaboração dos moradores é considerada essencial para o sucesso das estratégias de manejo, que incluem a importância da notificação imediata de avistamentos e o combate à disseminação de informações falsas.
A FMAP reiterou seu compromisso com a orientação da população, através do fortalecimento dos canais de comunicação e da promoção de uma convivência segura e responsável entre os moradores e a fauna do Pantanal. *Com informações da Assessoria da PMC
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Quase 5 milhões de hectares de pastagens degradas já foram recuperadas em MS

UFMS é a 2ª federal e a 3ª universidade mais sustentável do Brasil

Primeira chamada do PSA classificou 45 propriedades rurais do Pantanal

Plano para BR-262 avança com ações contra mortes de animais no Pantanal

Proprietários rurais vão receber até R$ 100 mil por áreas preservadas

Governo federal lança painel inédito para rastrear gastos ambientais

MS inaugura novo centro de triagem para atendimento à animais silvestres

Corumbá recebe 1º Simpósio Internacional sobre Bem-Estar Animal

Balanço da Operação Pantanal 2025 registra redução histórica de focos e área queimada



Câmaras de monitoramento foram instaladas em pontos estratégicos e moradores da Cacimba da Saúde foram orientados. (Foto: Divulgação)

