De acordo com a Polícia Militar Ambiental (PMA) de Corumbá, o novo avistamento de onça-pintada (Panthera onca), foi registrado na noite desta quarta-feira, 11 de junho, próximo a linha da fronteira com a Bolívia. A PMA ressalta que o animal estava na área da mata, porém muito próximo das residências daquela região. Assista ao vídeo no link https://youtube.com/shorts/gvDBZFfbBLY?si=VaQyknmCK5SbHHps
Equipes da PMA estão mantendo presença contínua em locais estratégicos, onde os felinos silvestres têm mais chances de aparecimento. Além da fronteira, equipes patrulham o Mirante da Capivara, a região da Cacimba da Saúde e o Porto Geral. Os policiais estão realizando rondas e estabelecendo pontos-base, quando as viaturas ficam posicionadas por determinado período.
Durante essas ações, os policiais ambientais também orientam os moradores a não tentarem se aproximar dos animais silvestres, a recolherem os animais domésticos durante a noite e a evitarem que crianças circulem sozinhas por trilhas ou áreas de mata. Em caso de novos avistamentos, a recomendação é acionar imediatamente a PMA, permitindo o mapeamento das ocorrências e a adoção das medidas cabíveis.
Desde o final e março deste ano, onças-pintadas estão circulando a área urbana de Corumbá. Moradores de regiões por onde os felinos já foram avistados estão assustados e precisaram mudar suas rotinas para prezarem pela segurança.
Para a Ecoa, instituição não-governamental que trabalha pela preservação do bioma pantaneiro, a principal hipótese que justifique a aproximação das onças as áreas urbanas está relacionada aos eventos climáticos hidrológicos extremos. Para a organização, "as secas e os consequentes incêndios contribuem para a redução da produtividade dos ecossistemas, dos quais dependem as onças, as chuvas intensas e a inundação em grande escala da planície promovem a redução de território seco que poderia ocupar, levando-as para a proximidade das casas", explica.
Desde o registro do primeiro caso, no final de março deste ano, a Fundação do Meio Ambiente do Pantanal tem realizado ações educativas aos moradores que residem em áreas propícias ao surgimento dos animais silvestres. Em caso de avistamento de felinos de grande porte, siga as orientações abaixo:
- Não se aproxime e afaste-se do local.
- Cuidado com as crianças: Evite que fiquem sozinhas fora de casa ao anoitecer.
- Lixo bem armazenado: Restos de comida ou animais mortos atraem onças.
- Animais domésticos: Cães, gatos e galinhas são presas fáceis; mantenha-os em locais seguros à noite.
- Se encontrar uma onça: Afaste-se devagar, sem correr.
- Use barulho e luz: Gritos, buzinas e luzes externas ajudam a afastar o animal.
Em Corumbá, é possível acionar a PMA através da Central 190 ou do telefone (67) 3232-2469.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

UFMS é a 2ª federal e a 3ª universidade mais sustentável do Brasil

Primeira chamada do PSA classificou 45 propriedades rurais do Pantanal

Plano para BR-262 avança com ações contra mortes de animais no Pantanal

Proprietários rurais vão receber até R$ 100 mil por áreas preservadas

Governo federal lança painel inédito para rastrear gastos ambientais

MS inaugura novo centro de triagem para atendimento à animais silvestres

Corumbá recebe 1º Simpósio Internacional sobre Bem-Estar Animal

Balanço da Operação Pantanal 2025 registra redução histórica de focos e área queimada

MS reforça manejo do fogo e prevenção mesmo com redução de incêndios



A PMA ressalta que o animal estava na área da mata, porém muito próximo das residências daquela região. (Foto: Divulgação/PMA)

