Menu
quarta, 10 de dezembro de 2025
Câmara de Corumbá - Boas Festas
Andorinha - WhatsApp
Natureza

MS inaugura novo centro de triagem para atendimento à animais silvestres

10 dezembro 2025 - 09h04Agência de Noticias do Governo de MS

A inauguração do Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres), na cidade de Três Lagoas, será nesta quinta-feira (11). De acordo com o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), a estrutura inédita na região é resultado de mais de dez anos de monitoramento ambiental, estudos técnicos e articulação com empresas instaladas no município. A unidade nasce como resposta direta em um verdadeiro 'corredor ecológico' com vastas áreas de vegetação nativa, reflorestamento e matas ciliares.

Animais silvestres encontrados feridos na região, até então, eram atendidos e tratados no CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) em Campo Grande. Contudo, isso passou a sobrecarregar a unidade na Capital, se fazendo necessário uma unidade especializada em Três Lagoas para triagem - e só os casos mais graves sendo encaminhados ao CRAS.

Dedicado ao resgate, atendimento emergencial e triagem dos animais, o Cetas foi discutido desde o início com as principais empresas da região, recebendo a adesão de Suzano, Eldorado, Cargill, Curtume Três Lagoas, Omya do Brasil, International Paper, Nouryon, Sitrel, Proactiva, White Martins e, mais recentemente, Arauco.

Projetado com layout técnico voltado para manejo e permanência temporária dos animais, fora o já citado atendimento emergencial, o Cetas de Três Lagoas cumpre padrões rigorosos de segurança sanitária e bem-estar, alinhados à legislação ambiental vigente, mitigando impactos específicos da localidade.

A unidade reforça o compromisso conjunto entre Poder Público e setor produtivo com a conservação da biodiversidade e o fortalecimento da política ambiental regional. O investimento no espaço chega a marca aproximada de R$ 1,7 milhão, com recursos das empresas garantindo a conclusão da obra e a compra de materiais para iniciar sua operação.

Além disso, o Imasul também forneceu integralmente itens como mobiliário, equipamentos diversos, climatização, geladeira, bebedouro e veículo para oferecer plena funcionalidade ao trabalho, permitindo assim o imediato atendimento aos animais silvestres e permanência temporária deles ali, até que seja possível encaminhamento ao CRAS, caso seja necessário, ou soltura em ambiente natural.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Meio Ambiente
Governo federal lança painel inédito para rastrear gastos ambientais
meio ambiente
Corumbá recebe 1º Simpósio Internacional sobre Bem-Estar Animal
Meio Ambiente
Balanço da Operação Pantanal 2025 registra redução histórica de focos e área queimada
meio ambiente
MS reforça manejo do fogo e prevenção mesmo com redução de incêndios
Meio Ambiente
"Representar o Pantanal na COP 30 foi transformador", diz universitária de Corumbá
Assistência Social
Trabalhadores do Pantanal recebem equipamentos de proteção individual destinados pelo MPT-MS
Meio Ambiente
Sobrevoo percorre quase 500 km para monitorar cabeceiras do Pantanal
Meio Ambiente
Símbolo nacional da biodiversidade ainda enfrenta desafios para conservação
meio ambiente
Ação "Entre Pegadas" leva educação ambiental ao Ecoparque Cacimba
meio ambiente
Chuva ajuda a estabilizar incêndio que queimou área da Estrada Parque

Mais Lidas

Educação
Ladário antecipa aquisição e inclui mochila no kit escolar para 2026
Educação
Natal Encantado emociona crianças do Assentamento Tamarineiro I
geral
Fiscalização orienta comércios do Popular Nova sobre regras urbanas
Polícia
Condenado por estupro de vulnerável é preso em Corumbá