Menu
domingo, 07 de dezembro de 2025
Câmara de Corumbá - Boas Festas
Natureza

Incêndio avança na Serra do Amolar e ameaça atingir comunidade

07 outubro 2025 - 09h40Gesiane S. Lourenço

O incêndio florestal na Serra do Amolar, no Pantanal de Corumbá, entrou hoje (6) no nono dia. O fogo continua crescendo no local e há um risco das chamas alcançarem a região da Comunidade Amolar, onde vivem mais de 10 famílias. As chamas têm avançado no sentido da Bolívia (oeste) e para a comunidade, no sentido sul. O ponto de ignição ocorreu no topo de uma morraria, que fica entre a Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) Acurizal e a Bolívia.

A detecção inicial foi feita por meio visual e pelo sistema Pantera, mantido pelo Abrace o Pantanal – Um Grau e Meio, IHP e JBS -, no domingo (28/09). Desde então, a Brigada Alto Pantanal, mantida pelo Instituto Homem Pantaneiro (IHP), está mobilizada para realizar o combate. A equipe já estava na região atuando com medidas de prevenção.

Dados do Painel do Fogo apontam que a área de impacto do foco de calor é de 12.802 hectares até o dia 05/10, com pico de detecções de foco de 194 registros e índice de propagação de até 42 hectares por hora. No início das detecções, a área de influência estava em 199 hectares.

Além da Brigada Alto Pantanal, há brigadistas do Prevfogo/Ibama, incluindo equipe da Brigada Uberaba Guató. Também há apoio de um helicóptero do Prevfogo e dois aviões da Defesa Civil Estadual. Por conta da evolução do incêndio, um novo reforço de equipe deve ser feito para haver 30 brigadistas. Atualmente, são 20 brigadistas empenhados.

Incêndio mobiliza equipes da Brigada Alto Pantanal, Brigada Uberaba Guató, Defesa Civil e Prevfogo. Foto: Divulgação/IHP

Combate pelo lado boliviano

Pelo menos dez brigadistas do Prevfogo do Ibama, vão atuar no combate ao fogo pelo lado boliviano da serra, onde há focos ativos. O coordenador do Prevfogo no Estado, Márcio Yule, explica que o deslocamento será feito por terra, com duas caminhonetes e todo o equipamento necessário. A viagem passará por Porto Quijarro, na Bolívia, e deve durar entre 12 e 13 horas, devido à dificuldade de acesso à região. A previsão é que a equipe inicie o combate pelo lado boliviano na quarta-feira (8).

A Bolívia autorizou oficialmente a entrada das equipes após negociação conduzida pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil. 

Decreto de Estado de Emergência 

Além disso, a Prefeitura de Corumbá também decidiu decretar estado de emergência pelo período de 90 dias devido à intensificação dos incêndios florestais no município. O decreto foi motivado pelo cenário climático extremo: já são mais de 35 dias sem chuvas significativas, somados a altas temperaturas, ventos fortes e grande acúmulo de vegetação seca.

Por conta do avanço das chamas, o aumento da fumaça e o período de atuação dos brigadistas, o IHP também criou um chamado para que as pessoas possam auxiliar com doação. Veja o que está sendo demandado:

  • Diesel para o gerador (essencial para energia e produção de gelo) e gasolina para deslocamentos. O consumo diário estimado: 80L de gasolina + 60L de diesel = 110 litros/dia.
  • Máquina de gelo.
  • Materiais diversos: marmitas e garrafas térmicas.
  • Galões de água (20 litros).
  • Colchões adicionais para acomodar mais brigadistas.
  • Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
  • Qualquer valor de doação pode ser feito via PIX na chave [email protected]

Atualmente, os brigadistas do IHP e demais equipes estão mantendo base na Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) Acurizal, que fica entre Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Bolívia. Além das equipes de combate ao fogo, um analista ambiental médico-veterinário do IHP, Luka Moraes, está deslocado na região para auxiliar no apoio para possível atendimento emergencial a animais atingidos pelas chamas. *Informações do IHP e CG News 

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.  

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

meio ambiente
Corumbá recebe 1º Simpósio Internacional sobre Bem-Estar Animal
Meio Ambiente
Balanço da Operação Pantanal 2025 registra redução histórica de focos e área queimada
meio ambiente
MS reforça manejo do fogo e prevenção mesmo com redução de incêndios
Meio Ambiente
"Representar o Pantanal na COP 30 foi transformador", diz universitária de Corumbá
Assistência Social
Trabalhadores do Pantanal recebem equipamentos de proteção individual destinados pelo MPT-MS
Meio Ambiente
Sobrevoo percorre quase 500 km para monitorar cabeceiras do Pantanal
Meio Ambiente
Símbolo nacional da biodiversidade ainda enfrenta desafios para conservação
meio ambiente
Ação "Entre Pegadas" leva educação ambiental ao Ecoparque Cacimba
meio ambiente
Chuva ajuda a estabilizar incêndio que queimou área da Estrada Parque
Meio Ambiente
Seminário antecipa soluções de enfrentamento e prevenção a incêndios

Mais Lidas

Política
Governo amplia vagas dos programas Cuidar de Quem Cuida e MS Supera
polícia
Carro invade restaurante após colisão e motorista é detido em Corumbá
Plantão
Vizinha aciona os Bombeiros e idoso é encontrado sem vida em apartamento no centro
Moradora estranhou a ausência do vizinho e ligou para central 193
Movimento Sindical
Nova presidência do Sintrexcol defende mais contratações locais na mineração