Menu
domingo, 07 de dezembro de 2025
Câmara de Corumbá - Boas Festas
Natureza

Imasul lança nova versão do monitor de alerta de desmatamento

06 outubro 2025 - 12h18Ass, Imasul

O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) apresentou avanços significativos em sua área de fiscalização e monitoramento ambiental. A Sala de Situação, vinculada à Unidade de Geoprocessamento, passa a contar com o novo Mades (Monitor de Alertas de Desmatamento), plataforma tecnológica redesenhada para ampliar a capacidade de detecção, análise e gestão de alertas de desmatamento no estado.

Com o reforço do Mades, o Imasul garante respostas mais ágeis às ocorrências ambientais, permitindo que equipes técnicas e de fiscalização atuem de maneira coordenada em campo. O cruzamento de informações de satélites com dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e de outras bases oficiais fortalece o processo de tomada de decisão, reduzindo falhas e aumentando a eficácia das ações.

Outro diferencial é a possibilidade de acompanhar em tempo quase real as transformações no uso e cobertura do solo em todo o território sul-mato-grossense. Isso coloca o estado em posição de destaque na agenda nacional de combate ao desmatamento, já que poucas unidades da federação dispõem de uma estrutura integrada e tecnológica semelhante para subsidiar políticas públicas e orientar gestores ambientais.

Avanço tecnológico e inovação

A atualização representa um marco no processo de modernização dos instrumentos de gestão ambiental. O Mades, lançado inicialmente em 2023, foi completamente reestruturado em uma linguagem de programação mais moderna, garantindo maior desempenho, segurança, escalabilidade e interoperabilidade. A nova arquitetura tecnológica amplia a robustez do sistema no tratamento e visualização de dados geoespaciais.

Agilidade nos processos

Entre os diferenciais desta versão está a capacidade de integrar, em uma única interface, múltiplas fontes de imagens de satélite. Essa combinação proporciona análises rápidas e precisas das áreas com indícios de supressão de vegetação. Além disso, a plataforma agora é compatível com o sistema gov.br, permitindo que relatórios sejam assinados eletronicamente dentro do próprio ambiente do Mades. Essa inovação confere agilidade, rastreabilidade e transparência às ações de fiscalização.

"Mades é uma plataforma elaborada para agilizar o processo de fiscalização dando mais robustez e segurança na tomada de decisão. Ela veio para fortalecer a atuação do IMASUL no combate ao desmatamento ilegal e nós estamos muito felizes em contribuir com esse projeto tão importante para a população do Mato Grosso do Sul." Taís Guimarães, Gerente de Projetos da Codex.

Preparação para os desafios futuros

Com esse aperfeiçoamento, o Imasul reforça seu papel de vanguarda entre os órgãos ambientais do país. O avanço tecnológico coloca Mato Grosso do Sul em posição de destaque, oferecendo mais ferramentas para prevenir, identificar e combater práticas de desmatamento ilegal.

Segundo a direção do órgão, a evolução do Mades fortalece as políticas públicas voltadas à conservação da biodiversidade e ao desenvolvimento sustentável. O Imasul está mais preparado para atender às demandas ambientais, com instrumentos modernos que aliam eficiência e confiabilidade, sempre em defesa do patrimônio natural de Mato Grosso do Sul.

Para o diretor-presidente do Imasul, André Borges, a modernização representa mais do que um investimento em tecnologia:

“É um salto de qualidade na forma como o Estado protege seu patrimônio natural. Estamos entregando à sociedade um sistema robusto, ágil e seguro, que nos dá condições de agir de maneira mais rápida e transparente diante das demandas ambientais.”

O chefe da Unidade de Geoprocessamento (Unigeo), Diego Brito, reforça que a nova versão do Mades coloca Mato Grosso do Sul entre as referências nacionais em monitoramento geoespacial:

“O redesenho da plataforma nos permite integrar dados de alta resolução e transformar essa informação em conhecimento estratégico para a fiscalização. É um avanço que fortalece a atuação do Imasul e dá suporte à formulação de políticas públicas baseadas em evidências.”

Compromisso com a conservação

Ao investir em tecnologia de ponta e em processos inovadores, o Imasul reafirma o compromisso de atuar com rigor, transparência e eficiência na gestão dos recursos naturais. A nova versão do Mades é mais um passo no fortalecimento da fiscalização ambiental inteligente, consolidando a Sala de Situação como referência na análise e resposta rápida aos alertas de desmatamento.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

meio ambiente
Corumbá recebe 1º Simpósio Internacional sobre Bem-Estar Animal
Meio Ambiente
Balanço da Operação Pantanal 2025 registra redução histórica de focos e área queimada
meio ambiente
MS reforça manejo do fogo e prevenção mesmo com redução de incêndios
Meio Ambiente
"Representar o Pantanal na COP 30 foi transformador", diz universitária de Corumbá
Assistência Social
Trabalhadores do Pantanal recebem equipamentos de proteção individual destinados pelo MPT-MS
Meio Ambiente
Sobrevoo percorre quase 500 km para monitorar cabeceiras do Pantanal
Meio Ambiente
Símbolo nacional da biodiversidade ainda enfrenta desafios para conservação
meio ambiente
Ação "Entre Pegadas" leva educação ambiental ao Ecoparque Cacimba
meio ambiente
Chuva ajuda a estabilizar incêndio que queimou área da Estrada Parque
Meio Ambiente
Seminário antecipa soluções de enfrentamento e prevenção a incêndios

Mais Lidas

polícia
Carro invade restaurante após colisão e motorista é detido em Corumbá
Movimento Sindical
Nova presidência do Sintrexcol defende mais contratações locais na mineração
polícia
Operação Ágata Pantanal IV combate crimes e reforça segurança na fronteira
Cultura
Feira Movimenta Ladário celebra Natal com empreendedorismo feminino