A Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) vai investir R$ 1.498.878 na criação de brigadas voluntárias no Pantanal. O objetivo é reforçar as ações de prevenção e combate a incêndios em regiões estratégicas de Corumbá e Porto Murtinho.
Os três Termos de Fomento que formalizam o repasse foram publicados nesta terça-feira (28) no Diário Oficial do Estado. Cada núcleo receberá R$ 492 mil, com recursos provenientes do Fundo Clima Pantanal e da Fundação Educacional para Desenvolvimento Rural (Funar).
De acordo com o plano do projeto, serão implantados dez núcleos operacionais distribuídos em propriedades rurais. As equipes devem atuar tanto na capacitação de brigadistas quanto na resposta rápida a focos de incêndio.
O reforço chega após um novo episódio de queimadas na Serra do Amolar, entre 28 de setembro e 25 de outubro, que destruiu cerca de 25 mil hectares. O fogo começou no topo de uma morraria, a quase 900 metros de altitude, e mobilizou 50 militares no combate.
O Pantanal vive um cenário crítico. Em 2020, o bioma perdeu 3,5 milhões de hectares e pesquisadores estimam que 17 milhões de animais morreram. Quatro anos depois, a situação se agravou, com mais de 7 mil focos de incêndio registrados em toda a região.*Com informações do Campo Grande News.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Dr. Victor Rocha fará atendimentos de exame de mama para mulheres em Corumbá

Documentário revela impacto da BR-262 na fauna e vida do Pantanal

Empreendedores de MS levam produtos do Pantanal e Cerrado à COP 30

Segundo dia da Cúpula do Clima terá debates sobre transição energética

Cartilhas orientam bares e restaurantes em práticas sustentáveis

População cobra falta de alerta pelo celular em temporal na Capital

PMA e Imasul atuam juntos para combater pesca predatória na Piracema

Workshop discute gestão estratégica da revitalização da Orla do Rio Paraguai

Inicia o período de defeso nos rios de Mato Grosso do Sul



Projeto prevê 10 núcleos de combate ao fogo em áreas estratégicas de Corumbá e Porto Murtinho. (Foto: Bruno Rezende)


