Menu
sábado, 13 de dezembro de 2025
Regulariza Corumbá - Dezembro
Andorinha - WhatsApp
Natureza

Fórum pré-COP30 em MS reúne autoridades e empresários para discutir economia sustentável

12 maio 2025 - 11h02Assessoria, IHP

O Pantanal enfrenta desafios para a sua conservação e manutenção da biodiversidade, e diferentes esforços estão sendo aplicados para garantir que a economia sustentável possa contribuir para proteção do território. Esse tema está na pauta de uma discussão para ser levada à COP30, que vai acontecer em Belém (PA), no segundo semestre de 2025, e será abordado no evento Fórum LIDE – COP30, marcado para acontecer em Bonito, entre os dias 29 e 31 de maio, no Hotel Zagaia. O diretor presidente do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), Angelo Rabelo, participa do encontro no dia 30/5, no Painel 2 “Oportunidades, negócios e a economia sustentável”.

“Vivemos um momento de grandes desafios para manutenção do Planeta e Mato Grosso do Sul está com uma política bem definida, voltada para promover a conservação e o desenvolvimento sustentável. No Estado, temos a Lei do Pantanal, como exemplo desse compromisso. Ainda temos outras iniciativas importantes em andamento e realizar um evento reunindo diferentes autoridades e a iniciativa privada é necessário para avançarmos em medidas de impacto”, aponta o diretor presidente do IHP, Angelo Rabelo.

O evento é organizado pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais (lide.com.br) e reúne autoridades, especialistas e representantes do setor produtivo para debater o desenvolvimento sustentável no Brasil. Na lista de participantes estão o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel; o presidente do LIDE MS, Aurelio Rocha; o presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fiems), Sérgio Longen; o secretário do Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação de MS (Semadesc), Jaime Verruck. Também vão participar o fundador e Co-chairman do LIDE João Doria, o ex-presidente do Brasil Michel Temer e representantes de empresas como Suzano, DIAGEO, Ambipar, Fiesp.

A agenda ainda envolve a presença de Dan Ioschpe, Campeão de Alto Nível da COP 30 e principal representante do setor privado global na próxima Conferência do Clima da ONU; bem como a participação da copresidente do Painel Internacional de Recursos da ONU, Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente.

A programação do Fórum LIDE – COP 30 será composta por três grandes painéis temáticos: “Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade: um equilíbrio sustentável”, “Oportunidades, Negócios e a Economia Sustentável”, enfocando as novas fronteiras do empreendedorismo verde e modelos de negócio voltados à responsabilidade socioambienta e “A contribuição da agroindústria para a sustentabilidade”.

A escolha de Bonito como sede do Fórum é simbólica. Considerada um dos maiores destinos de ecoturismo do Brasil, a cidade representa uma simbiose exemplar entre conservação ambiental e desenvolvimento econômico. Inserido num estado que atravessa um ciclo de crescimento consistente, com políticas públicas voltadas à atração de investimentos sustentáveis, o evento se coloca como uma instância estratégica de visibilidade, articulação e influência no debate climático nacional.

A iniciativa realizada pelo LIDE – o maior e mais importante grupo de networking empresarial da América Latina – conta com o apoio institucional do Sistema FIEMS e do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul. Além disso, o evento terá transmissão pelo link: aovivo.lide.com.br.

Sobre o LIDE

Fundado no Brasil em 2003, o LIDE – Grupo de Líderes Empresariais (lide.com.br) conecta organizações e líderes globalmente, fomentando redes que promovem a livre iniciativa, a inovação e o crescimento econômico. Os comitês multilaterais do LIDE abrangem 34 setores econômicos estratégicos, e são coordenados por renomados empresários e autoridades, impulsionando discussões setoriais. O LIDE tem sede em São Paulo, escritórios regionais por todo o Brasil, e unidades nas Américas, na Europa, no Oriente Médio, na Ásia, na Oceania e na África. Desde 2020, é presidido globalmente pelo empresário João Doria Neto.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Meio Ambiente
UFMS é a 2ª federal e a 3ª universidade mais sustentável do Brasil
Meio Ambiente
Primeira chamada do PSA classificou 45 propriedades rurais do Pantanal
meio ambiente
Plano para BR-262 avança com ações contra mortes de animais no Pantanal
meio ambiente
Proprietários rurais vão receber até R$ 100 mil por áreas preservadas
Meio Ambiente
Governo federal lança painel inédito para rastrear gastos ambientais
Meio Ambiente
MS inaugura novo centro de triagem para atendimento à animais silvestres
meio ambiente
Corumbá recebe 1º Simpósio Internacional sobre Bem-Estar Animal
Meio Ambiente
Balanço da Operação Pantanal 2025 registra redução histórica de focos e área queimada
meio ambiente
MS reforça manejo do fogo e prevenção mesmo com redução de incêndios
Meio Ambiente
"Representar o Pantanal na COP 30 foi transformador", diz universitária de Corumbá

Mais Lidas

Política
Secretária Jossiely Godoi é homenageada com a mais alta honraria do Crea-MS na Assembleia
Acientede
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos
Oportunidade
Processos seletivos do IBGE com vagas para Corumbá tem inscrições prorrogadas até 17 de dezembro
Polícia
Passageiro abandona mochilas com quase 10 quilos de maconha em Corumbá