Informações atualizadas pelo Corpo de Bombeiros afirmam que o incêndio florestal que atingiu a região do Nabileque, no Pantanal de Corumbá, foi contido após um intenso trabalho de combate direto efetuado pelas equipes em campo. Já passava 20 horas de ontem, quando a informação foi confirmada pelo 3° Grupamento.
A segunda frente de combate, em região próxima do rio Paraguai, na Baia do Tuiuiu, ainda possui focos em locais de difícil acesso, que estão sendo monitoradas pela Sala de Situação. De acordo com o subdiretor da DPA (Diretoria de Proteção Ambiental) do Corpo de Bombeiros Militar de MS, major Eduardo Rachid Teixeira, equipes trabalham no planejamento de ações, com definição de estratégias que envolvem integração com órgãos ambientais estaduais e nacionais.
"Historicamente há incêndios nessa época de chuvas, mas este ano os focos se apresentam com maior intensidade. Considerando esse cenário já estamos nos preparando estruturalmente para que tenhamos capacidade de resposta, o que está sendo feito nesse momento pela nossa unidade de Corumbá, que tem empregado equipes para combater os focos que atingem a região pantaneira", explica o oficial.
O aumento de focos de incêndio em áreas de Corumbá e da Serra da Bodoquena ocorre em um cenário de vegetação densa, já regenerada após os incêndios de 2024. O longo período de estiagem que atinge a região em 2026 também contribui para o agravo da situação.
Dados do BDQueimadas apontam que, entre 1º e 26 de janeiro, os satélites de referência já identificaram 69 focos ativos no Pantanal, número que mais que dobrou em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 34 focos.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Calor extremo: 3,8 bilhões de pessoas serão atingidas até 2050

Poeira de minério afeta comunidades e gera denúncias ao MPMS em Corumbá

Organizações criam rede pantaneira para coexistência entre humanos e onças

Pantanal registra alta de focos de incêndio e bombeiros reforçam combate

Alunos do curso Condutores Pantaneiros recebem especialista no Ecoturismo Nacional

Primeira brigada comunitária de combate a incêndios é formada em Corumbá

Nova medição mantém rio Paraguai em estiagem e alerta para cheia no Taquari

MPMS apura supressão irregular de vegetação nativa no Pantanal em Corumbá

Operação Piracema intensifica fiscalização na Bacia do Rio Paraguai



Bombeiros constroem aceiros para evitar a propagação. (Foto: Divulgação/CBMMS)


