Menu
terça, 24 de junho de 2025
Andorinha 77 anos - junho de 2025
Andorinha 77 anos - junho de 2025
Natureza

Estudantes se engajam no plantio de 220 mudas para salvar o Pantanal

06 junho 2025 - 17h22Danielly Carvalho

Entre fevereiro e maio de 2025, crianças e adolescentes das escolas públicas de Corumbá e Ladário ajudaram a plantar 220 mudas de árvores nativas do Pantanal. A ação faz parte do projeto Semeando o Amanhã, desenvolvido pelo Instituto Homem Pantaneiro (IHP), com apoio de diversas instituições. A iniciativa quer colocar os jovens como protagonistas na preservação ambiental da região.

Com atividades nas áreas urbanas e rurais dos dois municípios, o projeto conta com o envolvimento de organizações como LHG Mining, Ambiental MS Pantanal/Instituto Aegea, V.Bio, Celeo, Funbio, Wetlands International Brasil, Brazil Foundation, Instituto Phi e Pure Brasil. Órgãos públicos, como as prefeituras locais e o Governo do Estado, também participam por meio de secretarias e fundações.

O diretor do IHP, Angelo Rabelo, enfatiza a urgência da ação diante das mudanças climáticas.“O Pantanal sofreu graves incêndios em 2024. Corumbá e Ladário foram diretamente afetados. A despeito desse cenário, temos um chamado de emergência para agir. É sobre isso que estamos trabalhando e temos um apoio grande para desenvolver um importante trabalho. Ainda temos chance de fazer diferente. Chance de recuperar, de preservar e construir um futuro diferente. Eu tenho esperança e celebro termos todos os dias a chance de recomeçar e louvar aquilo que nos foi dado.”

Além do plantio, o projeto inclui rodas de conversa e ações práticas de educação ambiental, que seguem ao longo do ano. Em junho, alunos da Escola Estadual Indígena João Quirino de Carvalho – Toghopanãa, da etnia Guató, vão participar de um monitoramento ambiental na Ilha Ínsua, onde está localizada a aldeia Uberaba. A atividade será feita junto com a equipe técnica do IHP, dentro de áreas de proteção ambiental (RPPNs). Os estudantes também ajudarão a formar viveiros de mudas.

Equipe técnica do IHP orienta alunos sobre conservação ambiental durante as ações. Foto: Instituto Homem Pantaneiro

Em maio, cinco escolas municipais de Ladário receberam o plantio de 100 mudas de ipê. Participaram da ação mais de 170 alunos. Durante as visitas, além do plantio, eles também ouviram palestras sobre a importância da restauração ecológica.

Alice, de 11 anos, estudante da Escola Municipal João Baptista, acredita que as árvores vão transformar o espaço.“Eu acho que essa planta aqui vai dar muitos benefícios.Vai dar para gente ler embaixo dela. Vai ser muito legal ter ela aqui na escola e é muito legal participar aqui e plantar.”

Laura, de 9 anos, da Escola Irmã Régula, pensa nos animais que também vão se beneficiar.“A importância das árvores é que elas dão sombra para gente e para os passarinhos. É nela que eles podem construir as casas deles e ter uma vida nela.”

A mobilização também tem atraído estudantes de fora. Em março, a equipe de robótica TupiTech, da Escola Sesi de Franca (SP), participou do plantio de 20 mudas na CEMEI Miriam Mendes, em Corumbá. A aluna Nathalie, de 16 anos, se emocionou com a experiência.“Eu, particularmente, nunca tinha vindo para essa parte da cidade, e eu estou muito feliz por estar aqui e conhecer essa escola muito linda, fofinha, com essas crianças. E é uma nova experiência para mim, porque eu nunca fiz isso, sabe, de plantar árvores, coisas com essas crianças. E eu acho que também vai ser uma experiência muito boa para elas, de aprendizado. E eu estou muito feliz por estar aqui.”

A primeira etapa do projeto ocorreu em 25 de fevereiro, quando 17 crianças da Escola Municipal Rural Polo São Lourenço visitaram a RPPN Acurizal, na Serra do Amolar. Lá, elas conheceram técnicas de prevenção a incêndios e plantaram 100 mudas. A estudante Taila Souza de Jesus, de 14 anos, ficou animada com a ideia de acompanhar o crescimento das árvores.“Gostei de aprender como se faz para plantar e quero voltar aqui um dia, mais para frente, para ver as árvores que a gente plantou bem grande e forte.”

*Com informações do Instituto Homem Pantaneiro.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Meio Ambiente
Reunião define intensificar ações educativas para afastar onças da área urbana
Meio Ambiente
Família acusada de provocar muralha de fogo no Pantanal sofre bloqueio de R$ 40 milhões
Meio Ambiente
Presidência da COP30 propõe agenda de ação global para conferência
meio ambiente
Incêndio destrói mais de 2 mil hectares e expõe fragilidade no Pantanal
meio ambiente
Doação de 150 mudas fortalece ações ambientais em Ladário
Meio Ambiente
Corumbá tem projeto de combate às perdas de água aprovado por Fundo do Mercosul
Meio Ambiente
INMET confirma ampliação da rede de meteorologia em MS
Turismo
Ação com operadores coloca o Pantanal como destino internacional para observação de aves
Meio Ambiente
Corumbá recebe evento nacional em debate aos desafios do Pantanal na crise climática
Meio Ambiente
Novo avistamento de onça é registrado nas proximidades da fronteira com a Bolívia

Mais Lidas

Polícia
Homem flagrado com skunk é preso pela segunda vez no mês em Corumbá
Política
Asilo São José recebe veículo com verba do Fundo Municipal da Pessoa Idosa
Plantão
Briga por causa de mulher termina com rapaz esfaqueado no Cravo Vermelho
Bombeiros realizaram o resgate já na madrugada desta segunda-feira, 23
Cultura
Concurso de Quadrilhas Juninas anima Arraial do Banho de São João no Porto Geral