Em nota divulgada nesta segunda-feira, 09 de junho, a Ecoa, organização não governamental defensora do bioma Pantanal, fez declaração a respeito dos casos de surgimento de onças na área urbana de Corumbá. Desde o final de março deste ano, de acordo com a Polícia Militar Ambiental (PMA), dois casos já foram registrados. No ano passado, nesse mesmo período, nenhum registro havia sido feito.
A situação é extremamente preocupantes e tem feito moradores da região de Corumbá e Ladário mudarem suas rotinas, adotando medidas de segurança como o reforço de grades de proteção e o controle do horário dos animais nos quintais.
Para a Ecoa, a principal hipótese que justifique a aproximação das onças as áreas urbanas está relacionada aos eventos climáticos hidrológicos extremos. Para a organização, "as secas e os consequentes incêndios contribuem para a redução da produtividade dos ecossistemas, dos quais dependem as onças, as chuvas intensas e a inundação em grande escala da planície promovem a redução de território seco que poderia ocupar, levando-as para a proximidade das casas", explica.
Recentemente André Siqueira, biólogo e diretor da Ecoa, visitou a comunidade tradicional da Barra do rio São Lourenço, em Corumbá, e conversou separadamente com várias famílias sobre a presença das onças e todas foram unanimes em afirmar que a presença das onças nas proximidades das casas teve início em 2021, após os incêndios de 2020.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Reunião define intensificar ações educativas para afastar onças da área urbana

Família acusada de provocar muralha de fogo no Pantanal sofre bloqueio de R$ 40 milhões

Presidência da COP30 propõe agenda de ação global para conferência

Incêndio destrói mais de 2 mil hectares e expõe fragilidade no Pantanal

Doação de 150 mudas fortalece ações ambientais em Ladário

Corumbá tem projeto de combate às perdas de água aprovado por Fundo do Mercosul

INMET confirma ampliação da rede de meteorologia em MS

Ação com operadores coloca o Pantanal como destino internacional para observação de aves

Corumbá recebe evento nacional em debate aos desafios do Pantanal na crise climática
