A 2ª Promotoria de Justiça de Corumbá instaurou dois inquéritos civis para investigar os incêndios e apurar a responsabilidade jurídico-ambiental das empresas responsáveis pelos desmates ilegais, que totalizaram 86 hectares em duas áreas no Pantanal de Mato Grosso do Sul. Os inquéritos são assinados pelo Promotor de Justiça do Ministério Público de MS, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Corumbá, Pedro de Oliveira Magalhães.
O primeiro Inquérito Civil nº 06.2025.00000287-0 investiga incêndio que atingiu uma área de 36,22 hectares em uma fazenda de Corumbá. Dessa área, 2,31 hectares estão localizados em uma Área de Preservação Permanente (APP). A ocorrência foi identificada por meio do Informativo Preliminar nº 314/24, do Núcleo de Geotecnologias (Nugeo) do MPMS, no âmbito do Programa Pantanal em Alerta.
Já o Inquérito Civil nº 06.2025.00000417 foca em uma área incendiada de 50,78 hectares, também em uma fazenda de Corumbá. O desmate ilegal também ocorreu sem a autorização prévia do órgão ambiental competente, identificado por meio do Informativo Preliminar n. 288/24, também do Nugeo do MPMS.
O trabalho do MPMS visa identificar os responsáveis, determinar a extensão dos danos e buscar a reparação ambiental, que pode incluir a recuperação das áreas degradadas e a compensação pelos prejuízos causados.
O desmate de vegetação nativa sem licença é uma prática que pode levar a severas sanções administrativas, civis e criminais, além de causar danos irreversíveis à flora, à fauna e aos ecossistemas locais. *Com informações do MPMS
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Quase 5 milhões de hectares de pastagens degradas já foram recuperadas em MS

UFMS é a 2ª federal e a 3ª universidade mais sustentável do Brasil

Primeira chamada do PSA classificou 45 propriedades rurais do Pantanal

Plano para BR-262 avança com ações contra mortes de animais no Pantanal

Proprietários rurais vão receber até R$ 100 mil por áreas preservadas

Governo federal lança painel inédito para rastrear gastos ambientais

MS inaugura novo centro de triagem para atendimento à animais silvestres

Corumbá recebe 1º Simpósio Internacional sobre Bem-Estar Animal

Balanço da Operação Pantanal 2025 registra redução histórica de focos e área queimada



Incêndios ocorreram sem autorização ambiental em duas áreas diferentes do Pantanal de Corumbá. (Foto: Divulgação/MPMS)

