Corumbá teve aprovado o 'Projeto de Redução nos Níveis de Perdas de Água' pelo Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (FOCEM), com financiamento não reembolsável. A aprovação será formalizada em cerimônia no próximo dia 02 de julho, no Palácio San Martín, em Buenos Aires, na Argentina, durante reunião do Conselho do Mercado Comum (CMC) do Mercosul.
O prefeito de Corumbá, Gabriel Alves de Oliveira, foi convidado a participar da solenidade como reconhecimento ao protagonismo do município em ações de sustentabilidade hídrica. O evento contará com a presença da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, do embaixador do Brasil junto à ALADI e ao Mercosul, Antônio Simões, e da presidente do FONPLATA – Banco de Desenvolvimento, Luciana Botafogo.
O projeto aprovado está vinculado ao Programa de Convergência Estrutural do Mercosul (Programa I) e ao Programa de Coesão Social (Programa III). Entre os objetivos, destacam-se a redução das perdas de água por meio da modernização da rede de distribuição, a implantação de sistema de tratamento de resíduos da Estação de Tratamento de Água (ETA) e ações educativas sobre o uso racional da água.
A proposta também tem forte impacto social: em uma cidade onde a renda da maioria da população é modesta, o projeto busca reduzir a vulnerabilidade social e melhorar as condições de saúde. A iniciativa prevê benefícios como o combate a doenças de veiculação hídrica, como cólera e febre tifoide, por meio do acesso ampliado à água tratada.
Além da cerimônia de aprovação, estão previstas reuniões bilaterais entre os dias 02 e 33 de julho, voltadas à discussão de investimentos regionais em infraestrutura e sustentabilidade.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Novas regras para uso do fogo facilitam licenciamento ambiental em MS

Pantanal tem redução histórica de incêndios no primeiro semestre de 2025

Ladário realiza primeira Feira Agroecológica com produtos frescos locais

Chuvas reduzem focos de incêndio no Pantanal em mais de 90% em junho

Após incêndios em 2024, MPMS planeja ações preventivas no Pantanal

Acúmulo de lixo é retirado de esquina usada como ponto de descarte em Corumbá

Imasul reforça orientações para aceiros e procedimentos sem licenciamento

Imasul divulga mapa de áreas prioritárias para queima prescrita no Pantanal

Onça Miranda, tratada no CRAS, é vista com filhote após voltar ao Pantanal
