Menu
segunda, 15 de dezembro de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Natureza

Corumbá recebe evento nacional em debate aos desafios do Pantanal na crise climática

13 junho 2025 - 12h24Assessoria, PMC

Corumbá sedia ao longo de toda esta quinta-feira, 12 de junho, a terceira edição dos “Diálogos pelo Clima”, circuito promovido pela Embrapa e parceiros em preparação para a COP30. O encontro reúne autoridades, pesquisadores e representantes do setor produtivo para discutir os principais desafios do Pantanal frente à crise climática e buscar caminhos para uma agricultura mais sustentável e resiliente.

A diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, Cristina de Arruda Ferreira Fleming, representou o prefeito Dr. Gabriel na abertura do evento realizado no Centro de Convenções. A terceira edição dos “Diálogos pelo Clima” conta com apoio da Prefeitura de Corumbá.

Durante a abertura, Ana Euler, diretora executiva de Inovação, Negócios e Transferência de Tecnologia da Embrapa, destacou a importância do diálogo entre ciência, setor produtivo e sociedade civil. Segundo ela, a construção de uma narrativa única sobre as contribuições do Brasil à COP30 é fundamental, especialmente por ser a primeira vez que o país sedia a conferência do clima. Euler afirmou que a Embrapa trabalha há um ano para promover o debate e apresentar alternativas baseadas em ciência e tecnologia, com foco na produção de alimentos e preservação ambiental.

Representando o governo estadual, Artur Falcette, secretário adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), ressaltou o compromisso do Mato Grosso do Sul em alinhar desenvolvimento econômico e conservação ambiental. Falcete informou que mais de 80% das áreas preservadas no estado estão em propriedades particulares, evidenciando o papel dos produtores rurais na manutenção do Pantanal. Ele defendeu ainda a valorização das comunidades tradicionais e dos produtores, citando iniciativas como o pagamento por serviços ambientais.

O evento integra uma série de debates preparatórios para a COP30, com o objetivo de consolidar a posição do Brasil como líder na produção sustentável de alimentos e na proteção dos recursos naturais. Para os participantes, o Pantanal é exemplo de que é possível conciliar produção, conservação e inclusão social, desde que todos os atores do território sejam ouvidos e reconhecidos.

A realização do encontro em Corumbá reforça o protagonismo do município e do Pantanal na agenda ambiental nacional, em um momento de atenção global para as questões climáticas.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Meio Ambiente
Quase 5 milhões de hectares de pastagens degradas já foram recuperadas em MS
Meio Ambiente
UFMS é a 2ª federal e a 3ª universidade mais sustentável do Brasil
Meio Ambiente
Primeira chamada do PSA classificou 45 propriedades rurais do Pantanal
meio ambiente
Plano para BR-262 avança com ações contra mortes de animais no Pantanal
meio ambiente
Proprietários rurais vão receber até R$ 100 mil por áreas preservadas
Meio Ambiente
Governo federal lança painel inédito para rastrear gastos ambientais
Meio Ambiente
MS inaugura novo centro de triagem para atendimento à animais silvestres
meio ambiente
Corumbá recebe 1º Simpósio Internacional sobre Bem-Estar Animal
Meio Ambiente
Balanço da Operação Pantanal 2025 registra redução histórica de focos e área queimada
meio ambiente
MS reforça manejo do fogo e prevenção mesmo com redução de incêndios

Mais Lidas

Política
Agesul informa suspensão da licitação de recuperação da ponte sobre o rio Paraguai
saúde
Corumbá repassa mais de R$ 250 mil em emendas impositivas à APAE e Rede Feminina
Cultura
Ladário inaugura "Natal Luz" com mais de 3 km de decoração temática