A Semana do Meio Ambiente 2025 foi marcada por ações educativas e mobilizadoras, envolvendo diretamente os estudantes da rede pública e particular de Corumbá. Durante a Feira do Meio Ambiente, realizada na Praça da Independência, foram anunciados os vencedores de duas grandes iniciativas promovidas pela Fundação de Meio Ambiente do Pantanal: a Gincana Sustentável e o Concurso de Desenho para o Novo Mascote da FMAP.
A equipe vencedora da Gincana Sustentável foi da Escola Municipal Izabel Corrêa de Oliveira. A primeira etapa consistiu na entrega de garrafas PET, de acordo com o regulamento previamente divulgado. Já as demais etapas aconteceram presencialmente durante a Feira do Meio Ambiente, com atividades lúdicas e educativas como o jogo da amarelinha seletiva, a caça ao tesouro ecológico e os desafios “De quem é esse som?”. A equipe foi premiada com um passeio de barco pelo Pantanal, uma vivência ambiental inesquecível.
Equipe da Escola Municipal Izabel Corrêa de Oliveira, vencedora na gincana, ganhou um passeio de barco. Foto: DivulgaçãoOs estudantes que integraram a equipe vencedora foram: Luiz Gustavo Talborda Souza, Anrhy Pietro Augusto Estrázulas dos Santos, Anna Kúecia Villemo Barbosa, Allécia Ramos da Silva Pereira, Thomas Maximiliano Marques de Aguiar, Rafael Tessiore Eugênio, Nicolas Guilherme Nascimento Soares, Victor Mário Talborda Ribeiro, Lorenzo Anderson Mascarenhas Amorim e Jhonathan Yoé Flours de Amorim.
Mascote
Também foi revelada a vencedora do 'Concurso de Desenho para a Nova Mascote da Fundação, iniciativa que envolveu criatividade e consciência ambiental. A estudante Bárbara Baggio Danzer, da Escola ENAM, teve seu desenho escolhido pela comissão julgadora para representar oficialmente a FMAP em suas ações educativas e institucionais.
Bárbara da escola Enam foi a vencedora do concurso. Foto: DivulgaçãoA nova mascote se chama Joca, um jacaré simpático que carrega mensagens importantes sobre conservação e reciclagem. Criado com base na história real do jacaré-do-pantanal, que quase foi extinto na década de 1980, Joca representa a superação, a proteção da fauna e a importância de cuidar do nosso ambiente.
Com carisma e propósito, ele chega para nos lembrar que pequenas atitudes, como separar o lixo corretamente, podem fazer uma grande diferença no futuro do Pantanal.
Essas ações valorizam o protagonismo infantojuvenil e reforçam a importância da educação ambiental de forma vivencial e participativa. A Fundação de Meio Ambiente do Pantanal agradece a todas as escolas participantes, professores e estudantes que se engajaram de forma ativa nas ações da semana, mostrando que o futuro sustentável começa com a educação de hoje.
A realização da Semana do Meio Ambiente só foi possível graças ao apoio de diversas instituições parceiras: UFMS, IFMS, PMA, IBAMA, Corpo de Bombeiros, 3A Mining, LHG Mining, Sanesul, Sauã, Vetorial, Marinha do Brasil e Embrapa Pantanal.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Quase 5 milhões de hectares de pastagens degradas já foram recuperadas em MS

UFMS é a 2ª federal e a 3ª universidade mais sustentável do Brasil

Primeira chamada do PSA classificou 45 propriedades rurais do Pantanal

Plano para BR-262 avança com ações contra mortes de animais no Pantanal

Proprietários rurais vão receber até R$ 100 mil por áreas preservadas

Governo federal lança painel inédito para rastrear gastos ambientais

MS inaugura novo centro de triagem para atendimento à animais silvestres

Corumbá recebe 1º Simpósio Internacional sobre Bem-Estar Animal

Balanço da Operação Pantanal 2025 registra redução histórica de focos e área queimada



Gincana realizada na Praça da Independência reuniu estudantes de várias escolas da cidade. (Foto: Divulgação)

