Menu
domingo, 16 de novembro de 2025
UEMS - Processo Seletivo
Andorinha - WhatsApp
Natureza

Corumbá declara emergência por 90 dias devido a incêndios no Alto Pantanal

04 outubro 2025 - 09h24Danielly Carvalho

Corumbá enfrenta uma onda de incêndios florestais que atinge com intensidade a Serra do Amolar, no Alto Pantanal. Diante do risco crescente, a Prefeitura declarou Situação de Emergência por 90 dias por meio do Decreto nº 3.523/2025.

O alerta é sério: altas temperaturas, baixa umidade e ventos fortes aumentam a ameaça à população, à fauna e flora locais e à infraestrutura urbana e viária.

Entre as ações previstas estão o reforço no combate aos focos de incêndio, proteção a comunidades ribeirinhas e áreas sensíveis, além de apoio à saúde pública, diante do aumento de problemas respiratórios. Intervenções em rodovias e vias rurais com baixa visibilidade também serão realizadas, e a Prefeitura poderá entrar em imóveis sob risco iminente para resgatar e evacuar moradores.

O decreto ainda permite a requisição temporária de bens e serviços essenciais, com registro e indenização garantidos, e contratações emergenciais serão feitas apenas para itens prioritários, com transparência no Portal Nacional de Contratações Públicas.

Corumbá também buscará reconhecimento federal da situação de emergência para acessar recursos técnicos e financeiros da União, reforçando a logística, assistência humanitária e recuperação de serviços essenciais. Para coordenar as ações, será criado o Comitê de Operações de Emergência (COE), integrado por secretarias e parceiros como Corpo de Bombeiros, Ibama/PrevFogo, Saúde e Meio Ambiente. A Sala de Situação da Defesa Civil vai divulgar boletins sobre focos de calor, qualidade do ar e orientações à população.

O alerta à comunidade é claro: evite queimadas, mantenha terrenos limpos e reporte focos de incêndio. Pessoas com doenças respiratórias devem redobrar cuidados, mantendo ambientes arejados e usando máscara PFF2 quando necessário. Motoristas em rodovias e estradas rurais devem reduzir a velocidade, manter faróis acesos e jamais parar sobre a pista em áreas com fumaça.*Com informações da Prefeitura de Corumbá. 

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.   

Deixe seu Comentário

Leia Também

Meio Ambiente
Especialistas avaliam impasses e avanços nas negociações da COP30
meio ambiente
Avanços de MS na COP30 reforçam equilíbrio entre crescimento e preservação
Meio Ambiente
MS recebe investimento de R$ 5 bilhões para implantar três usinas solares
Meio Ambiente
MS defende modernização do licenciamento ambiental e protagonismo dos estados na agenda climática
Meio Ambiente
Embrapa lança publicações na AgriZone da COP30
Meio Ambiente
MS apresenta ações de desenvolvimento e sustentabilidade na COP30
Meio Ambiente
Dia do Pantanal reforça importância do bioma para o clima e a biodiversidade
meio ambiente
Pantanal enfrenta pior seca em 40 anos e perde 75% das áreas alagadas
Meio Ambiente
Escolas rurais no Pantanal recebem cercamento preventivo
Meio Ambiente
COP30: 111 países já entregaram relatórios de metas climáticas

Mais Lidas

Tempo
Defesa Civil alerta para tempestade entre domingo e segunda em MS
Plantão
Mulher escorrega no chão ensaboado e fratura braço e clavícula
Cultura
Repasse antecipado garante início dos trabalhos dos blocos para o carnaval 2026
Polícia
Carros roubados em São Paulo são apreendidos à caminho de Corumbá