Corumbá enfrenta uma onda de incêndios florestais que atinge com intensidade a Serra do Amolar, no Alto Pantanal. Diante do risco crescente, a Prefeitura declarou Situação de Emergência por 90 dias por meio do Decreto nº 3.523/2025.
O alerta é sério: altas temperaturas, baixa umidade e ventos fortes aumentam a ameaça à população, à fauna e flora locais e à infraestrutura urbana e viária.
Entre as ações previstas estão o reforço no combate aos focos de incêndio, proteção a comunidades ribeirinhas e áreas sensíveis, além de apoio à saúde pública, diante do aumento de problemas respiratórios. Intervenções em rodovias e vias rurais com baixa visibilidade também serão realizadas, e a Prefeitura poderá entrar em imóveis sob risco iminente para resgatar e evacuar moradores.
O decreto ainda permite a requisição temporária de bens e serviços essenciais, com registro e indenização garantidos, e contratações emergenciais serão feitas apenas para itens prioritários, com transparência no Portal Nacional de Contratações Públicas.
Corumbá também buscará reconhecimento federal da situação de emergência para acessar recursos técnicos e financeiros da União, reforçando a logística, assistência humanitária e recuperação de serviços essenciais. Para coordenar as ações, será criado o Comitê de Operações de Emergência (COE), integrado por secretarias e parceiros como Corpo de Bombeiros, Ibama/PrevFogo, Saúde e Meio Ambiente. A Sala de Situação da Defesa Civil vai divulgar boletins sobre focos de calor, qualidade do ar e orientações à população.
O alerta à comunidade é claro: evite queimadas, mantenha terrenos limpos e reporte focos de incêndio. Pessoas com doenças respiratórias devem redobrar cuidados, mantendo ambientes arejados e usando máscara PFF2 quando necessário. Motoristas em rodovias e estradas rurais devem reduzir a velocidade, manter faróis acesos e jamais parar sobre a pista em áreas com fumaça.*Com informações da Prefeitura de Corumbá.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Especialistas avaliam impasses e avanços nas negociações da COP30

Avanços de MS na COP30 reforçam equilíbrio entre crescimento e preservação

MS recebe investimento de R$ 5 bilhões para implantar três usinas solares

MS defende modernização do licenciamento ambiental e protagonismo dos estados na agenda climática

Embrapa lança publicações na AgriZone da COP30

MS apresenta ações de desenvolvimento e sustentabilidade na COP30

Dia do Pantanal reforça importância do bioma para o clima e a biodiversidade

Pantanal enfrenta pior seca em 40 anos e perde 75% das áreas alagadas

Escolas rurais no Pantanal recebem cercamento preventivo



Medida permite ações imediatas de combate ao fogo, proteção de comunidades e apoio à saúde pública na cidade. (Foto: Ayrton Benites/PMC)

