Menu
domingo, 07 de dezembro de 2025
Câmara de Corumbá - Boas Festas
Natureza

Corumbá declara emergência por 90 dias devido a incêndios no Alto Pantanal

04 outubro 2025 - 09h24Danielly Carvalho

Corumbá enfrenta uma onda de incêndios florestais que atinge com intensidade a Serra do Amolar, no Alto Pantanal. Diante do risco crescente, a Prefeitura declarou Situação de Emergência por 90 dias por meio do Decreto nº 3.523/2025.

O alerta é sério: altas temperaturas, baixa umidade e ventos fortes aumentam a ameaça à população, à fauna e flora locais e à infraestrutura urbana e viária.

Entre as ações previstas estão o reforço no combate aos focos de incêndio, proteção a comunidades ribeirinhas e áreas sensíveis, além de apoio à saúde pública, diante do aumento de problemas respiratórios. Intervenções em rodovias e vias rurais com baixa visibilidade também serão realizadas, e a Prefeitura poderá entrar em imóveis sob risco iminente para resgatar e evacuar moradores.

O decreto ainda permite a requisição temporária de bens e serviços essenciais, com registro e indenização garantidos, e contratações emergenciais serão feitas apenas para itens prioritários, com transparência no Portal Nacional de Contratações Públicas.

Corumbá também buscará reconhecimento federal da situação de emergência para acessar recursos técnicos e financeiros da União, reforçando a logística, assistência humanitária e recuperação de serviços essenciais. Para coordenar as ações, será criado o Comitê de Operações de Emergência (COE), integrado por secretarias e parceiros como Corpo de Bombeiros, Ibama/PrevFogo, Saúde e Meio Ambiente. A Sala de Situação da Defesa Civil vai divulgar boletins sobre focos de calor, qualidade do ar e orientações à população.

O alerta à comunidade é claro: evite queimadas, mantenha terrenos limpos e reporte focos de incêndio. Pessoas com doenças respiratórias devem redobrar cuidados, mantendo ambientes arejados e usando máscara PFF2 quando necessário. Motoristas em rodovias e estradas rurais devem reduzir a velocidade, manter faróis acesos e jamais parar sobre a pista em áreas com fumaça.*Com informações da Prefeitura de Corumbá. 

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.   

Deixe seu Comentário

Leia Também

meio ambiente
Corumbá recebe 1º Simpósio Internacional sobre Bem-Estar Animal
Meio Ambiente
Balanço da Operação Pantanal 2025 registra redução histórica de focos e área queimada
meio ambiente
MS reforça manejo do fogo e prevenção mesmo com redução de incêndios
Meio Ambiente
"Representar o Pantanal na COP 30 foi transformador", diz universitária de Corumbá
Assistência Social
Trabalhadores do Pantanal recebem equipamentos de proteção individual destinados pelo MPT-MS
Meio Ambiente
Sobrevoo percorre quase 500 km para monitorar cabeceiras do Pantanal
Meio Ambiente
Símbolo nacional da biodiversidade ainda enfrenta desafios para conservação
meio ambiente
Ação "Entre Pegadas" leva educação ambiental ao Ecoparque Cacimba
meio ambiente
Chuva ajuda a estabilizar incêndio que queimou área da Estrada Parque
Meio Ambiente
Seminário antecipa soluções de enfrentamento e prevenção a incêndios

Mais Lidas

polícia
Carro invade restaurante após colisão e motorista é detido em Corumbá
Movimento Sindical
Nova presidência do Sintrexcol defende mais contratações locais na mineração
polícia
Operação Ágata Pantanal IV combate crimes e reforça segurança na fronteira
Cultura
Feira Movimenta Ladário celebra Natal com empreendedorismo feminino