Vários municípios de Mato Grosso do Sul vem enfrentando neste início de fevereiro os efeitos das chuvas intensas, com registros de alagamentos e elevação do nível de rios, causando danos à infraestrutura rural e urbana. Diante desse cenário a Defesa Civil Estadual mantém permanente acompanhamento da situação, atuando com apoio às defesas civis municipais.
Entre os municípios mais impactados está Corguinho, onde o grande volume de chuva concentrado em curto período provocou alagamentos, danos em estradas, comprometimento de pontes e prejuízos em áreas urbanas. Em razão da situação, o município decretou situação de emergência.
A Defesa Civil de Mato Grosso do Sul acompanha o caso em tempo real, com o apoio técnico e monitorando a evolução do cenário por meio do DGRD (Departamento de Gestão de Riscos e Desastres) e da Seção de Monitoramento e Alertas. O mesmo se repete no município de Terenos, onde a área urbana - distante do rio - segue preservada, mas há ocorrências na área rural.
Já no município de Aquidauana as chuvas ocasionaram a elevação do nível do rio Aquidauana, mantendo o município em estado de atenção. Até o momento não há registro de transbordamento em área urbana, e o monitoramento hidrológico segue de forma contínua.
Ali, existe uma atenção especial diante do alerta de emergência recente emitido pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), que se estende para os distritos de Camisão e Piraputanga, além de Palmeiras, distrito de Dois Irmãos do Buriti. O mesmo ocorre em Coxim.
Campo Grande e apoio humanitário em Corumbá
Em Campo Grande, foram registrados alagamentos pontuais em sete bairros, principalmente em vias públicas urbanas importantes. A atuação ocorre de forma integrada com a Defesa Civil municipal, que realiza atendimento às ocorrências e o monitoramento das áreas consideradas de risco.
No município de Corumbá, afetado por fortes chuvas no fim de janeiro e início de fevereiro, a Defesa Civil prestou apoio humanitário, com articulação logística, suporte técnico e auxílio na distribuição de itens de primeira necessidade às famílias atingidas por alagamentos e enxurradas.
A Defesa Civil Estadual segue em estado de prontidão, com monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas em todo o Estado. A orientação à população é para que evite áreas de risco, permaneça atenta aos alertas oficiais e siga as recomendações das autoridades locais.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

El Niño deve retornar no 2º semestre e elevar risco de incêndios no Pantanal

Suspeita de desmatamento em fazenda do Pantanal vira alvo de inquérito

MS celebra Dia Nacional das RPPNs com mais de 153 mil hectares de áreas preservadas

Calor extremo: 3,8 bilhões de pessoas serão atingidas até 2050

Poeira de minério afeta comunidades e gera denúncias ao MPMS em Corumbá

Fogo é contido no Nabileque mas ainda atinge locais isolados da Baía do Tuiuiu

Organizações criam rede pantaneira para coexistência entre humanos e onças

Pantanal registra alta de focos de incêndio e bombeiros reforçam combate

Alunos do curso Condutores Pantaneiros recebem especialista no Ecoturismo Nacional



Rio Aquidauana de nível elevado. (Foto: Arquivo/Imasul)


