Menu
segunda, 15 de dezembro de 2025
Regulariza Corumbá - Dezembro
Andorinha - WhatsApp
Natureza

Chamamento público convida entidades para adotar áreas verdes de Corumbá

23 abril 2025 - 12h41Assessoria, PMC

A Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, abriu Edital de Chamamento Público (nº 02/2025), com objetivo de credenciar entidades interessadas na adoção de áreas verdes, especificamente para a adoção e revitalização de rotatórias localizadas em pontos estratégicos da cidade de Corumbá/MS.

A iniciativa integra o Programa Municipal de Adoção de Praças, Áreas Verdes e Próprios Municipais, instituído pela Lei nº 1.988/2007 e regulamentado por decretos municipais. Tem como finalidade estimular a participação social na conservação dos espaços públicos, com enfoque na valorização paisagística, ambiental e urbanística da cidade.

A adesão ao programa prevê, entre outras exigências, a entrega de proposta formal conforme modelo previsto no edital, incluindo documentos de habilitação e identificação do proponente. Os interessados devem apresentar a documentação em envelope lacrado diretamente na sede da FMAP, no prazo de até 12 meses a contar da publicação do edital.

As rotatórias disponíveis para adoção estão localizadas nos seguintes cruzamentos: ruas 13 de Junho e 7 de Setembro; ruas Dom Aquino e Major Gama; ruas Cuiabá e 7 de Setembro; ruas América e Major Gama; ruas América e 7 de Setembro; ruas América e 15 de Novembro; ruas América e Tiradentes.

Podem participar organizações da sociedade civil, associações de moradores, sindicatos, ONGs, sociedades de amigos de bairro e pessoas jurídicas legalmente constituídas, desde que estabelecidas no município. Fica vedada a participação de empresas dos ramos de cigarros e bebidas alcoólicas, conforme prevê a legislação vigente.

Os adotantes deverão executar, às suas expensas, os serviços de ajardinamento, plantio de mudas e grama, bem como a manutenção contínua da área adotada, respeitando os projetos paisagísticos fornecidos pelo município. Em contrapartida, terão a visibilidade com a instalação de placa publicitária padronizada, no local adotado, e a isenção de taxa de publicidade.

A íntegra do Edital pode ser conferida na edição de 11 de abril do DIOCORUMBÁ. Esclarecimentos adicionais poderão ser solicitados pelo e-mail: [email protected].

A Fundação de Meio Ambiente do Pantanal reforça a importância da participação da sociedade civil na promoção de uma cidade mais verde, limpa e sustentável. Faça parte da transformação de Corumbá.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Meio Ambiente
Quase 5 milhões de hectares de pastagens degradas já foram recuperadas em MS
Meio Ambiente
UFMS é a 2ª federal e a 3ª universidade mais sustentável do Brasil
Meio Ambiente
Primeira chamada do PSA classificou 45 propriedades rurais do Pantanal
meio ambiente
Plano para BR-262 avança com ações contra mortes de animais no Pantanal
meio ambiente
Proprietários rurais vão receber até R$ 100 mil por áreas preservadas
Meio Ambiente
Governo federal lança painel inédito para rastrear gastos ambientais
Meio Ambiente
MS inaugura novo centro de triagem para atendimento à animais silvestres
meio ambiente
Corumbá recebe 1º Simpósio Internacional sobre Bem-Estar Animal
Meio Ambiente
Balanço da Operação Pantanal 2025 registra redução histórica de focos e área queimada
meio ambiente
MS reforça manejo do fogo e prevenção mesmo com redução de incêndios

Mais Lidas

Cultura
Ladário abre o Natal com noite de programação especial neste sábado (13)
Cultura
Abertura do Jardim de Natal encanta o público em Corumbá
Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Polícia
PM apreende mais de 34 quilos de drogas na área rural de Corumbá