Menu
domingo, 09 de novembro de 2025
Câmara - Novembro Azul
Andorinha - WhatsApp
Natureza

Brigada indígena e IHP unem esforços contra o fogo na Serra do Amolar

Adversidades climáticas e a geografia do local são grandes desafios para o combate as chamas

09 outubro 2025 - 09h01Gesiane S. Lourenço com IHP

O incêndio florestal que atinge a região da Serra do Amolar, no Pantanal de Corumbá, desde o dia 28 de setembro, tem contado com a união dos esforços das Brigadas Alto Pantanal e Uberaba Guató. A primeira é mantida pelo IHP (Instituto Homem Pantaneiro) e a segunda foi formada durante a temporada do fogo de 2024. O trabalho conjunto é possível por conta da brigada indígena também estar integrada ao Prevfogo/Ibama.

O combate às chamas tem revelado inúmeros desafios por conta do fogo ter iniciado no topo de uma morraria, a quase 900 metros de altura. A atuação de todos os brigadistas tem sido focada em reduzir as chamas, trabalhar em apoio a comunidade e na ação conjunta com aeronaves na linha de frente. Além do perigo do fogo, a fumaça segue atingindo diferentes áreas do Pantanal desde o começo de outubro.

As adversidades climáticas, contudo, seguem criando grandes barreiras. As rajadas de vento entre a semana passada e esta chegaram a mais de 40 km/h em alguns dias, bem como a temperatura ultrapassou os 35º C, com sensação térmica rompendo os 40º C. Um outro elemento preocupante é que praticamente nenhuma chuva foi registrada na região da Serra do Amolar, apenas em pontos isolados e que não contribuíram para reduzir a força do fogo.

Nas primeiras detecções de satélite do incêndio, a área de influência dos focos de calor chegaram a sinalizar em torno de 900 hectares atingidos por essa ocorrência. Mais de 10 dias depois da ignição, as informações do Painel do Fogo indicam que a área de influência dos focos de calor já passaram para 20,5 mil hectares, com mais de 70 focos e índice de propagação de 187 hectares/h.

“Temos um ano como brigadistas voluntários e agora estamos contratados via Prevfogo. Na Aldeia Uberaba, estamos com um esquadrão para fazer uma atividade de prevenção e, se necessário, fazer um combate para assegurar a comunidade. Tem um outro esquadrão na Serra do Amolar fazendo o combate. É um serviço muito importante, pois o fogo vem cada vez aproximando-se do nosso território, mas não queimou. Estamos preparados para atuar, se for preciso, e temos que somar com demais equipes para defender o nosso Pantanal. Somos guardiões do Pantanal, queremos fazer um trabalho muito bem feito”, explica o Chefe da Brigada Uberaba TI Guató, Matheus Gediel AssunçãoAlém Ferreira, que é também vice-cacique.

No total, são 30 brigadistas atuando em conjunto para combater várias frentes de fogo (13 do IHP, outros 7 da Brigada Uberaba – Prevfogo – e 10 do Prevfogo de Corumbá). Além disso, um helicóptero do Prevfogo/Ibama está dando apoio diário, e duas aeronaves da Defesa Civil Estadual também auxiliam na dispersão de água. Ainda não há previsão do fim dos trabalhos.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

saúde
Dr. Victor Rocha fará atendimentos de exame de mama para mulheres em Corumbá
meio ambiente
Documentário revela impacto da BR-262 na fauna e vida do Pantanal
meio ambiente
Empreendedores de MS levam produtos do Pantanal e Cerrado à COP 30
Meio Ambiente
Segundo dia da Cúpula do Clima terá debates sobre transição energética
meio ambiente
Cartilhas orientam bares e restaurantes em práticas sustentáveis
Meio Ambiente
População cobra falta de alerta pelo celular em temporal na Capital
Meio Ambiente
PMA e Imasul atuam juntos para combater pesca predatória na Piracema
Meio Ambiente
Workshop discute gestão estratégica da revitalização da Orla do Rio Paraguai
Meio Ambiente
Inicia o período de defeso nos rios de Mato Grosso do Sul
meio ambiente
Operação Piracema reforça combate à pesca ilegal em MS

Mais Lidas

polícia
Suspeitos de furto em supermercado de Corumbá são liberados após audiência
saúde
Dr. Victor Rocha fará atendimentos de exame de mama para mulheres em Corumbá
Política
Paulo Duarte entrega R$ 400 mil em emendas a escolas e instituto no Pantanal
geral
Moradores denunciam impactos da mineração em comunidade rural de Corumbá