Celebrado mundialmente nesta quinta-feira, 05 de junho, o Dia do Meio Ambiente é uma iniciativa para chamar a atenção da população mundial para os problemas ambientais do planeta. Em Mato Grosso do Sul, a Polícia Militar Ambiental (PMA), aproveita a data para intensificar as atividades do Projeto Florestinha.
Mais do que uma atividade educativa, o projeto representa uma vivência transformadora que promove valores sociais e ambientais. Jovens em situação de vulnerabilidade participam de ações que abordam a importância da manutenção da biodiversidade, o consumo consciente, a destinação adequada dos resíduos sólidos e a necessidade de respeitar a legislação ambiental como instrumento essencial para a proteção dos recursos naturais. A partir desse conhecimento, os alunos levam essas reflexões às escolas por onde passam, despertando o engajamento de outras crianças e adolescentes e incentivando atitudes mais responsáveis em suas comunidades.
Durante toda essa semana, o projeto intensificou as visitas em escolas da capital do estado, Campo Grande, e em municípios vizinhos, com oficinas, rodas de conversa e apresentações lúdicas, como o teatro de fantoches, que trata de temas ambientais de forma leve e educativa.
O teatro de fantoches é uma das ações mais atrativas realizadas pelo projeto. Foto: Divulgação/PMAHoje, os "Florestinhas" visitam o CEINF Zedu, no Parque dos Poderes, onde mais de 400 alunos participarão de uma programação especial. A escola está localizada em uma das maiores áreas verdes urbanas da capital, ponto de constante presença de animais silvestres e, infelizmente, de atropelamentos — o que reforça a necessidade de educação ambiental voltada à convivência segura com a fauna.
Além da preservação da fauna, os temas abordados incluirão maus-tratos contra animais e o correto descarte de resíduos. A programação seguirá durante toda a manhã.
Nesta sexta-feira, 06 de junho, haverá uma blitz ambiental no Parque dos Poderes, com foco na prevenção de atropelamentos de animais e na promoção da consciência ambiental entre motoristas e visitantes. *Com informações da PMA
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Quase 5 milhões de hectares de pastagens degradas já foram recuperadas em MS

UFMS é a 2ª federal e a 3ª universidade mais sustentável do Brasil

Primeira chamada do PSA classificou 45 propriedades rurais do Pantanal

Plano para BR-262 avança com ações contra mortes de animais no Pantanal

Proprietários rurais vão receber até R$ 100 mil por áreas preservadas

Governo federal lança painel inédito para rastrear gastos ambientais

MS inaugura novo centro de triagem para atendimento à animais silvestres

Corumbá recebe 1º Simpósio Internacional sobre Bem-Estar Animal

Balanço da Operação Pantanal 2025 registra redução histórica de focos e área queimada



"Florestinhas" levam consciência ambiental e despertam o engajamento de outras crianças por onde passam. (Foto: Divulgação/PMA)

