Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Webinar das Cidades Digitais reúne Prefeituras do MS e Ministério das Comunicações nesta terça

06 dezembro 2021 - 10h52Redação

Prefeitos de Aquidauana, Campo Grande e São Gabriel do Oeste mostram como as cidades investem na transformação digital nos serviços públicos. Ministério das Comunicações traz detalhes da legislação necessária para que os municípios saiam na frente na implantação do 5G 

Prefeitos, gestores e servidores públicos da região de Campo Grande participam nesta terça-feira (07/12), às 10 horas, do Webinar das Cidades Digitais para tratar de inovação e modernização dos serviços públicos. No encontro virtual, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), os prefeitos de Campo Grande, Marquinhos Trad, de São Gabriel do Oeste, Jeferson Tomazoni, e de Aquidauana, Odilon Ribeiro, apresentam as inovações implantadas nas cidades para atender a população. “É o espaço para troca de informações e soluções que possam contribuir com o planejamento municipal, com ideias e modelos de como se investir em tecnologia, imprescindível nesse momento”, explica o diretor da RCD, José Marinho. 

Além de especialistas que apresentam soluções, o encontro também tem participação confirmada do coordenador-Geral de Aprimoramento do Ambiente de Investimentos do Ministério das Comunicações, Otto Solino, que traz detalhes de como as cidades devem se preparar para a chegada do 5G, tecnologia que deverá impulsionar o desenvolvimento das cidades inteligentes e internet das coisas, permitindo novas aplicações e integração de diversos serviços públicos como, por exemplo, transporte, segurança, iluminação pública e Saúde. “O 5G é uma parte muito interessante e moderna para ampliar a capacidade, para se promover novas tecnologias e novas formas de trabalho para a indústria, para a agricultura e o mais importante é que a gente vai ter uma ampliação da cobertura para população em geral de tecnologia pelo menos 4G”, destaca. 

Conforme explica Solino, os municípios que já possuem uma legislação aderente à Lei Geral das Antenas, de 2015, e ao decreto de 2020, irão receber primeiro os investimentos e compromissos estabelecidos no edital do 5G, entre eles dois pontos importantes para a melhoria de conectividade nas cidades: a cobertura de rodovias federais e a ampliação do sinal 4G para todas as localidades com população acima de 600 habitantes. “É um ponto problemático porque muitos municípios guardam uma legislação contrária à lei federal. Algumas empresas acabam não tendo uma certa segurança jurídica para fazer esses investimentos. Eventualmente pode ser interessante para o município, principalmente os menores, tomar uma iniciativa de ter um decreto municipal, só dizendo que está adequando à legislação”, observa. 

As inscrições para o Webinar das Cidades Digitais da Região de Campo Grande são gratuitas para servidores públicos e representantes de entidades/universidades e podem ser feitas pelo http://sympla.com.br/rcd. O evento tem a parceria da S. Clara Comunicação, Banco de Preços, Sigma Telecom, Furukawa, Betha Sistemas e Infobip. 

Serviço: 

Webinar das Cidades Digitais da Região de Campo Grande 

07/12, às 10 horas (horário local) 

Inscrições gratuitas para servidores públicos, entidades e universidades pelo https://www.sympla.com.br/rcd 

Informações pelo WhatsApp (41)3015-6812 ou pelo [email protected] 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Trânsito
Homem fica ferido em acidente com bicicleta elétrica na Avenida Gaturama
Tempo
Com tempo seco, sol e pouca nebulosidade são destaques na previsão deste sábado em MS
Corumbá tem mínima de 24°C e máxima de 33°C
2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF