Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Voo Corumbá-Campinas completa um ano com 74,7% de taxa de ocupação

05 agosto 2016 - 11h05PMC

A rota aérea Corumbá-Campinas (SP), operado pela companhia Azul Linhas Aéreas Brasileiras, completou um ano de operação na última quarta-feira, 03, registrando 32.731 mil passageiros transportados e uma ocupação média anual de 74,7% dos voos. O balanço foi feito pelo Observatório de Turismo do Pantanal, núcleo de estudos e pesquisas da Fundação de Turismo do Pantanal em parceria com a Infraero.

Desde 2013, pautado em pesquisas e dados para a segmentação do público-alvo priorizado, o de lazer, a Prefeitura de Corumbá apostou na divulgação, promoção e marketing do turismo de pesca esportiva, ecoturismo, turismo de aventura e eventos culturais, tendo o Pantanal como “carro chefe”, e como vantagem competitiva, a cultura local.

A mudança na rota aérea inicialmente gerou preocupação no setor turístico, tendo em vista o período de paralisação da pesca esportiva (novembro a janeiro). “Realizamos junto aos empresários e as organizações de apoio o trabalho de segmentação dos nossos produtos turísticos de lazer no mercado nacional e internacional nos últimos 42 meses, reposicionando inclusive o perfil do turista que visita a cidade, que até 2012 era de 46% voltado para o turismo de negócios, e que hoje representa 8%. Com o ciclo de baixa dos preços do minério de ferro, baixa nos negócios de mineração e terceirizadas, pensamos e agimos rápida e estrategicamente, e esta nova rota aérea foi fundamental para atrair e consolidar o turista de lazer na cidade, que hoje representa 75% do fluxo geral que vem a Corumbá”, conta Hélènemarie Dias Fernandes, diretora-presidente da FUNDTUR/Pantanal.

Segundo a pesquisa, a principal motivação dos passageiros que usam o voo para vir a Corumbá é o lazer que registrou 54,1% do total do aéreo, os negócios, enquanto motivação, somaram 27,4% e a visita a amigos e parentes, 13,8%.

O estudo aponta que a origem dos passageiros dos estados brasileiros são de São Paulo (32,3%), Rio de Janeiro (20,9%), Minas Gerais (13,4%), Paraná (9,2%) e Mato Grosso do Sul (5,6%). Ainda sobre a origem dos passageiros, o boletim indica a crescente utilização da rota pelos passageiros internacionais liderados pela Bolívia (88,7%), França (4,4%) e Holanda (1,5%).

Operada por jatos Embraer, com capacidade para até 106 passageiros e quatro voos semanais, a rota aérea liga Corumbá a outros 99 destinos operados pela Azul no Brasil, além dos destinos internacionais como Estados Unidos, Guiana Francesa e, na alta temporada, Punta del Este, no Uruguai, contribuindo significativamente para o aumento do fluxo de turistas na região, assim como o acesso dos corumbaenses aos grandes centros econômicos e turísticos do Brasil e do exterior.

O documento sobre o monitoramento do voo, intitulado “Fluxo e Perfil Turístico Aeroporto Internacional de Corumbá”, que traz mais informações sobre o perfil e motivação do turista encontra-se disponível no site www.corumbá.travel no link Observatório.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia
Oportunidade
Com mais de 13 mil inscritos; concurso público da Prefeitura tem provas no domingo, dia 21
Saúde
Governo de MS cria comitê de saúde para monitorar doenças infecciosas

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal