Menu
sábado, 17 de abril de 2021
Ambiental MS Pantanal - Aegea
Andorinha Fevereiro
Geral

Violência diminui 70% na parte alta da cidade, após reativação da Base Comunitária de Segurança.

08 junho 2017 - 10h09Gesiane Medeiros

O Policiamento Comunitário foi intensificado na Parte Alta da cidade de Corumbá no início no mês de Maio de 2017, após a reativação da base comunitária de segurança. Os bairros Popular Nova, Jardim dos Estados, Guarani, Nova Corumbá, Loteamento Pantanal, Guanã, Guaicurus, Guatós, João de Deus, Primavera e outro que compõem o aglomerado era alvo comum e fácil de criminosos.

O comércio da região formado por um grande número de Açougues, mercearias, mercados, lojas de materiais de construção, conveniências, farmácias, posto de combustível, entre outros, sofriam quase que diariamente com roubos e furtos, antes da atuação efetiva do policiamento comunitário realizado por Policiais Militares e agentes da Guarda Municipal. Era comum em um período de duas semanas acontecerem vários roubos em um só estabelecimento. 

O setor ainda conta com sete escolas e cinco praças, que devido a intensificação de rondas, abordagens e orientações, voltou a sensação de segurança aos frequentadores e alunos.

Desde dezembro de 2010 a cidade de Corumbá conta com a Base Comunitária de Segurança, instalada no bairro Nova Corumbá, que através de seus integrantes vem desenvolvendo diversas atividades orientadas pela filosofia de Polícia Comunitária, com palestras realizadas junto as escolas, reuniões com a comunidade, visitas aos comércios, residências, lideranças dos bairros, além do desenvolvimento de ações ostensivas preventivas, realizando a abordagem e checagem de pessoas suspeitas.

Devido a estas ações da polícia comunitária, os índices de crimes diminuíram cerca de 70% na área abrangida pelo policiamento. Isso é um demonstrativo da eficiência que o policiamento comunitário pode proporcionar à população, principalmente se é feito por policiais comprometidos com a causa e instruídos para trabalharem dentro da filosofia desse policiamento, que hoje conta com o apoio de uma equipe de guardas municipais e o conselho comunitário de segurança.  

Segundo Comandante da Base Comunitária de Segurança – Asp. Of. Masaaqui, “essas ações vem ao encontro das necessidades de segurança da comunidade corumbaense e são realizadas dentro do que preceitua a filosofia de Polícia Comunitária e buscam a aproximação cada vez maior entre a comunidade e a Polícia, para que surjam soluções para os problemas recorrentes de violência e criminalidade”.

Informações da assessoria de comunicação da do 6° Batalhão de Polícia Militar 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
SES lança serviço de consulta a resultados de exames da Covid-19 no próprio site
GERAL
Deputada visita Hemonúcleo de Corumbá e constata caos
GERAL
Salão de Beleza em Ladário pega fogo
COVID-19
Corumbá destaca-se em número de altas a pacientes com Covid
GERAL
Cassems realiza Assembleia Geral Ordinária para prestação de contas no dia 22
GERAL
UFGD e Prefeitura de Ladário querem ampliar projetos na Base Baía Nega
ACESSIBILIDADE
Projeto de Lei obriga símbolo do TEA em placas de atendimento prioritário
GERAL
Prazo para preenchimento do PGDI começa nesta quinta-feira
DIREITOS HUMANOS
Agressões contra crianças aumentaram na pandemia, diz especialista
GERAL
Projeto de Lei prevê publicação de lista de espera de procedimentos médicos na internet

Mais Lidas

COVID-19
Corumbá destaca-se em número de altas a pacientes com Covid
GERAL
Salão de Beleza em Ladário pega fogo
OPERAÇÃO
Polícia Federal investiga fraude em Concurso Público
GERAL
Deputada visita Hemonúcleo de Corumbá e constata caos