Menu
terça, 23 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Vereadores se unem em defesa do homem pantaneiro e vão cobrar ações governamentais

23 abril 2021 - 14h56Mariana Conte

Os incêndios florestais que causaram enormes prejuízos à maior área alagável do Planeta, o Pantanal de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, em 2020, continuam repercutindo nos dois estados. A preocupação é que, em 2021, as queimadas voltem a afetar o bioma, com danos bem maiores, principalmente pelo fato de que as chuvas na região não foram suficientes para encher os principais rios da planície pantaneira.

Na última quarta-feira, 21, o vereador Fábio Oliveira (DEM), de Poconé (MT), iniciou uma longa jornada em defesa do homem pantaneiro e do Pantanal, cobrando ações dos governos frente ao novo risco de incêndios em 2021.

“A iniciativa do vereador Fabio Oliveira vem ao encontro de tudo aquilo que pensamos, que é o desenvolvimento de ações preventivas, para evitar o desastre ambiental ocorrido em 2020. Formalizamos uma parceria visando a criação de uma Frente Parlamentar para Assuntos Ambientais – Em Defesa do Pantanal e do Homem Pantaneiro, nas Câmaras de Vereadores de Poconé e de Corumbá”, explicou Chicão.

LIVE NA QUINTA

Fabio e Chicão estão em contatos permanentes desde quinta-feira, e já programaram para o dia 28 de abril, uma live para tratar justamente do tema “Prevenção de Queimadas no Pantanal em 2021”, que será importante para ampliar as ações, buscando adesão de todas as Câmaras de Vereadores das cidades pantaneiras, tanto no Mato Grosso como no Mato Grosso do Sul.

Chicão informou que a live programada para o dia 28, às 18 horas, será aberta a todos os vereadores pantaneiros, bem como aos parlamentares sul-mato-grossenses e mato-grossenses que integram, a bancada federal dos dois estados. “Vamos buscar apoio dos nossos deputados federais e senadores, bem como dos deputados estaduais, para cobrar uma posição dos governos, visando adoção de medidas de prevenção contra as queimadas, o mais rápido possível”, explicou Chicão.

Segundo Fabio Oliveira, é preciso criar e colocar em prática, de forma rápida, o Plano de Defesa e Manejo do Pantanal contra Incêndios. “No início de abril entidades ligadas ao meio ambiente, como o Observatório Pantanal e SOS Pantanal, emitiram um comunicado alertando que os incêndios ocorridos no bioma em 2020 podem se repetir ou até se intensificar em 2021, caso as medidas de prevenção não sejam tomadas com urgência”, lembrou.

As instituições ambientais recomendaram a formação e manutenção de brigadas de combate ao fogo, compra de equipamentos adequados, antecipação na contratação e mobilização do Prevfogo, campanhas de orientação às comunidades pantaneiras e identificação e punição de possíveis crimes.

Na live de quarta-feira, 28, os dois vereadores pretendem envolver todas as autoridades e entidades ligadas ao Pantanal tendo em vista que todas as reivindicações dos pantaneiros já foram oficiadas as autoridades através da “Carta de Intenção em Defesa do Pantanal e do Homem Pantaneiro”, que previu as queimadas em sua conferência ambiental ocorrida em 2018 envolvendo todos os municípios pantaneiros, sediada em Poconé.

Outro manifesto foi descrito em carta assinada pelo Observatório Pantanal e distribuída, no dia 08 de abril, a parlamentares e representantes do Executivo como o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto França, e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux.

“Há uma diferença entre o que o pantaneiro, que cuidou do Pantanal esses anos todos quer, e os ambientalistas. Aqui em Poconé acreditamos que devemos cuidar do homem pantaneiro, do ribeirinho e do meio ambiente, não somente do meio ambiente, imputando a condenação e prejuízos ao fazendeiro, pecuarista, hotéis e pousadas, pescadores e todas as famílias pantaneiras”

A meta é aproximar das discussões que ocorrem no Congresso Nacional, defendidas por institutos de pesquisas, governos, universidades e organizações da sociedade civil, colocando o homem pantaneiro para ser ouvido de verdade.

“Tudo que for determinado pelas futuras leis, ou por omissão a realidade do pantanal irá refletir aqui, no homem pantaneiro. Vamos mais uma vez cobrar atenção ao verdadeiro homem pantaneiro que cuida do pantanal”, desabafou Fabio.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em táxi
Brasileiro é preso com 16 kg de maconha na fronteira
Expedição
"Juizados em Ação" suspende em navio da Marinha para atender comunidades indígenas
Obrigatório
Aposentados e pensionistas por invalidez têm até julho para perícia médica bianual
Segurança Pública
4ª Fase da Operação Mute avança com telamento de presídios em MS
Trânsito
Motorista atropela casal em moto e foge sem prestar socorro
Ministério Público
Empresa alega que "poeira de minério" tem causado morte de animais na zona rural de Corumbá
MPMS instaurou inquérito para apurar a denúncia apresentada por empresa proprietária de Fazenda na região de Maria Coelho
Campeonato
Torneio Centro-Oeste de Natação atrai 470 atletas para Campo Grande
Calendário
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4
Em Jardim
Ação conjunta apreende 12 toneladas de maconha; a maior do ano
Plantão
Acidentes de trânsito fazem quatro vítimas nas últimas 24 horas

Mais Lidas

Segurança Pública
4ª Fase da Operação Mute avança com telamento de presídios em MS
Em ônibus
Casal boliviano é flagrado transportando 8,8 kg de cocaína para Capital
Expedição
"Juizados em Ação" suspende em navio da Marinha para atender comunidades indígenas
Flagrante
Caminhoneiro é preso com 392 kg de cocaína em carga de minério