Está em tramitação na Câmara Municipal, um Projeto de Lei que, se aprovado, vai beneficiar homens e mulheres que trabalham diretamente na coleta de lixo em Corumbá. A proposta foi apresentada na sessão de ontem, segunda-feira (04), pelos vereadores Gabriel Alves de Oliveira e Chicão Vianna.
A intenção é fazer com que o Município disponibilize a vacina para os trabalhadores que atuam no setor de limpeza pública, fazendo com que isso passe a fazer parte das ações públicas de saúde, garantindo o acesso universal de saúde de prevenção e proteção, devendo inclusive constar na documentação do funcionário, sem ônus para o mesmo.
Pelo Projeto de Lei, caberá ao Poder Executivo programar e promoverá campanhas de esclarecimento à população sobre a Hepatite "A", suas formas de transmissão e prevenção, divulgando-se de forma ampla através dos veículos de mídias da cidade.
Além disso, os trabalhadores deverão ser informados das vantagens e dos efeitos colaterais da vacina, assim como dos riscos a que estarão expostos por falta ou recusa de vacinação.
“Queremos que a vacinação contra a Hepatite A para as pessoas que trabalham diretamente na coleta de lixo, passe a constar nas ações públicas de saúde”, reforçou Gabriel, lembrando que se trata de uma doença infecciosa aguda, causada pelo vírus A (VHA), também conhecida como "hepatite infecciosa".
“Essa doença provoca inflamação e necrose do fígado, é transmitida pela via fecal-oral, pela ingestão de água e alimentos contaminados ou, diretamente de outra pessoa. Silencioso e letal, o vírus pode permanecer 20 anos no organismo sem dar nenhum sinal, e pode provocar cirrose hepática ou câncer”, continuou.
Chicão, por sua vez, acentuou que a coleta de lixo coloca os trabalhadores em risco, já que esta é uma das formas de contaminação. “Por isso mesmo estamos propondo esta lei, justamente como forma de prevenir a doença por meio da vacinação disponibilizada pelo Poder Público”, explicou.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza terá início na próxima segunda

Nova Lei entra em vigor com alterações sobre uso de farol em rodovias

Cadastro de imóveis rurais será completamente digitalizado

Corumbá recebe primeira remessa de queijos produzidos em assentamento rural

Botafogo e Volta Redonda enfrentam-se neste sábado à noite
CMDCA realiza neste sábado prova de conhecimento específico para Conselheiros Tutelares Suplentes

PM captura foragido e aborda motociclista sem CNH no Guaicurus

Casal vai para a delegacia após briga no Popular Nova

Marido ameaça mulher, quebra objetos da casa e põe culpa em macumba
