Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Vereadores propõem que serviços prestados por academias sejam essenciais

01 abril 2021 - 12h55ASCOM

Apresentado esta semana na Câmara Municipal de Corumbá, um Projeto de Lei que institui a prática da atividade física e do exercício físico como atividades essenciais para a saúde da população, disponibilizados por estabelecimentos de prestação de serviços de educação física públicos ou privados (academias), como forma de prevenir doenças físicas e mentais.

A proposta foi apresentada pelo vereador Allex Dellas e é assinada também pelos vereadores Elinho Verde Fruti, Samyr Qualhada, Genilson José e Luciano Costa, como forma de garantir a essencialidade da atividade e do exercício físico, bem como mantem em funcionamento os estabelecimentos que prestam estes serviços de saúde por profissionais de educação física na cidade.

Ao apresentar o Projeto de Lei, os vereadores destacaram que estudos comprovam que a atividade física regular é capaz de melhorar a circulação sanguínea, fortalecimento do sistema imunológico, ajuda a emagrecer, diminui o risco de doenças cardíacas e ainda contribui para fortalecimento dos ossos.

A iniciativa visa estabelecer que as academias de musculação, ginástica, natação, hidroginástica, pilates e demais modalidades esportivas como atividades essenciais à saúde, mesmo em período de calamidade pública como agora, com a pandemia da Covid-19.

O funcionamento, conforme a proposta, ocorrerá com limitação do número de pessoas, além da adoção de medidas de contenção sanitárias objetivando impedir a propagação de doenças, de acordo com a gravidade da situação e desde que por decisão devidamente fundamentada em normas sanitárias e de segurança pública, que indicará a extensão, motivos e critérios técnicos e científicos das restrições que porventura venham a ser expostas.

“A atividade física regular é importante para a saúde do ser humano. Estudos mostram que os benefícios podem ser alcançados em cerca de um mês após o início da atividade física regular, como caminhadas, pular corda, correr, dançar ou praticar musculação, mas sempre com orientação de profissional da área”, observam os vereadores.

Ao apresentar a proposta, os vereadores consideraram que a prática regular e orientada de exercícios físicos tem importante impacto na prevenção, tratamento e recuperação dos principais agravos crônico-degenerativos, tanto em academias, clínicas, clubes e programas de condicionamento físico individualizado, quanto no Sistema Único de Saúde (SUS) - atenção primária, secundária e terciária, assim como em toda rede vinculada a Saúde Suplementar.

Levaram em consideração ainda a Resolução do CONFEF n° 391/2020, que dispõe sobre o reconhecimento e a definição da atuação e competências do Profissional de Educação Física em contextos hospitalares, bem como a Lei n° 12.864, de 24 de setembro de 2013, que altera o caput do art. 3º da Lei n° 8.080, incluindo a atividade física como fator determinante e condicionante da saúde, entre outras.

 

 

 

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Agricultura
Agraer vai distribuir 60 mil mudas de erva-mate a pequenos produtores de MS
Tempo
Quinta-feira tem previsão de sol e tempo seco em grande parte do Estado
Corumbá inicia o dia com 26°C e atinge máxima de 36°C
Causa Animal
Projeto de Lei cria o Dia Municipal de Adoção Animal em Corumbá
Assembleia Geral
Professores da UFMS decidem por paralisação a partir de 1º de maio
Cidade Limpa
Vereador cobra instalação de lixeiras na cidade com intensa campanha educativa
Boletim
Com mais 1 morte confirmada, MS já tem 15 vítimas da dengue
Por 30 dias
Morte de cão extraviado faz Gol suspender transporte de animais
Saúde
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Economia Nacional
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir desta quarta-feira (24)
Administração
Lajotas retiradas da rua Ladário serão reaproveitadas em alamedas e vias de menor movimento

Mais Lidas

Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24