Menu
domingo, 25 de julho de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Expresso Mato Grosso - Promoção de Junho
Geral

Vereadores propõem que serviços prestados por academias sejam essenciais

01 abril 2021 - 12h55ASCOM

Apresentado esta semana na Câmara Municipal de Corumbá, um Projeto de Lei que institui a prática da atividade física e do exercício físico como atividades essenciais para a saúde da população, disponibilizados por estabelecimentos de prestação de serviços de educação física públicos ou privados (academias), como forma de prevenir doenças físicas e mentais.

A proposta foi apresentada pelo vereador Allex Dellas e é assinada também pelos vereadores Elinho Verde Fruti, Samyr Qualhada, Genilson José e Luciano Costa, como forma de garantir a essencialidade da atividade e do exercício físico, bem como mantem em funcionamento os estabelecimentos que prestam estes serviços de saúde por profissionais de educação física na cidade.

Ao apresentar o Projeto de Lei, os vereadores destacaram que estudos comprovam que a atividade física regular é capaz de melhorar a circulação sanguínea, fortalecimento do sistema imunológico, ajuda a emagrecer, diminui o risco de doenças cardíacas e ainda contribui para fortalecimento dos ossos.

A iniciativa visa estabelecer que as academias de musculação, ginástica, natação, hidroginástica, pilates e demais modalidades esportivas como atividades essenciais à saúde, mesmo em período de calamidade pública como agora, com a pandemia da Covid-19.

O funcionamento, conforme a proposta, ocorrerá com limitação do número de pessoas, além da adoção de medidas de contenção sanitárias objetivando impedir a propagação de doenças, de acordo com a gravidade da situação e desde que por decisão devidamente fundamentada em normas sanitárias e de segurança pública, que indicará a extensão, motivos e critérios técnicos e científicos das restrições que porventura venham a ser expostas.

“A atividade física regular é importante para a saúde do ser humano. Estudos mostram que os benefícios podem ser alcançados em cerca de um mês após o início da atividade física regular, como caminhadas, pular corda, correr, dançar ou praticar musculação, mas sempre com orientação de profissional da área”, observam os vereadores.

Ao apresentar a proposta, os vereadores consideraram que a prática regular e orientada de exercícios físicos tem importante impacto na prevenção, tratamento e recuperação dos principais agravos crônico-degenerativos, tanto em academias, clínicas, clubes e programas de condicionamento físico individualizado, quanto no Sistema Único de Saúde (SUS) - atenção primária, secundária e terciária, assim como em toda rede vinculada a Saúde Suplementar.

Levaram em consideração ainda a Resolução do CONFEF n° 391/2020, que dispõe sobre o reconhecimento e a definição da atuação e competências do Profissional de Educação Física em contextos hospitalares, bem como a Lei n° 12.864, de 24 de setembro de 2013, que altera o caput do art. 3º da Lei n° 8.080, incluindo a atividade física como fator determinante e condicionante da saúde, entre outras.

 

 

 

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Seguiriam para Bolívia
Dois veículos que seriam atravessados para Bolívia são recuperados
Mais tempo
Exame toxicológico na emissão de CNH tem prazo ampliado para utilização do laudo
Empreendedorismo
Cinco erros que o empresário deve evitar no Marketing e Vendas
Imunização
Sábado tem vacinação contra Covid até 12h no drive do Poliesportivo
Investigaçã
Famosos em MS, grupos de venda estão 'recheados' de produtos roubados
Saúde
Anvisa suspende estudos clínicos da Covaxin no Brasil
Sorte
Mega-Sena pode pagar R$ 7 milhões no sorteio deste sábado
Cidade Tranquila
Operação conjunta combate crimes fronteiriços em Corumbá e Ladário
Tempo
Ar seco e quente pode marcar o sábado em Mato Grosso do Sul
Acidente
Motociclista fratura clavícula após perder controle em lombada

Mais Lidas

Seguiriam para Bolívia
Dois veículos que seriam atravessados para Bolívia são recuperados
Imunização
Sábado tem vacinação contra Covid até 12h no drive do Poliesportivo
Cidade Tranquila
Operação conjunta combate crimes fronteiriços em Corumbá e Ladário
Mais tempo
Exame toxicológico na emissão de CNH tem prazo ampliado para utilização do laudo