Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Vereadores estreitam parceria com deputada com foco no desenvolvimento de Corumbá

18 fevereiro 2019 - 13h59Câmara de Corumbá

O estabelecimento de uma forte parceria entre os vereadores e a deputada federal Bia Cavassa, ficou evidenciado na manhã desta segunda-feira, 18 de fevereiro, durante uma reunião na Câmara Municipal que contou com as presenças de 10 dos 15 representantes do Poder Legislativo corumbaense.

O encontro, considerado extremamente positivo, foi uma das agendas cumpridas por Bia Cavassa, em sua primeira visita a Corumbá e Ladário, após assumir o cargo na Câmara Federal. A deputada destacou a importância dos encontros mantidos com as lideranças locais, visando a construção de parcerias fortes para juntos, buscar soluções para os problemas que afetam as duas cidades pantaneiras.

“Estamos vivendo um momento importante e não podemos perder esta oportunidade”, disse Bia, se referindo ao fato de, hoje, a região ter retomado sua representatividade política, tanto a nível estadual como federal. Lembrou que existem muitos e antigos problemas que precisam ser resolvidos.

“É importante construir uma parceria forte, deixar de lado as questões políticas e trabalhar pela população, que é o nosso dever”, pregou. Ela colocou o seu gabinete em Brasília, e o escritório que montará na cidade, à disposição dos vereadores, e disse contar com todos eles, com o prefeito Marcelo Iunes, com o governador Reinaldo Azambuja e com o deputado Evander Vendramini, para a construção de um mandato bastante participativo, voltado para o bem-estar da população pantaneira.

União de esforços

O encontro com a deputada foi agilizado pelo vereador e presidente do Poder Legislativo, Roberto Façanha. Ele destacou que a busca de soluções para os problemas da cidade, passa pelo estabelecimento de uma parceria forte, e que a região vive hoje, um momento especial com representantes na Assembleia Legislativa, Evander Vendramini, e na Câmara Federal, Bia Cavassa.

Ele próprio passou algumas demandas à deputada com destaques para a situação do Rio Taquari; a falta de água nos assentamentos rurais (utilização do mini gasoduto que não foi utilizado, como rede de distribuição de água), e a situação da redução do estoque pesqueiro que, segundo estudos, passa pelo crescimento populacional do jacaré que tem o peixe como seu principal alimento.

Bia Cavassa ouviu também outras demandas. Tadeu Vieira, por exemplo, demonstrou preocupação com a saúde da região, especialmente em relação ao hospital. Disse que é preciso intervenção no sentido de fazer com a única instituição hospitalar da região, tenha melhor estrutura e condições financeiras, para atender corumbaenses, ladarense e bolivianos.

Na sua opinião, é preciso aumentar os repasses, por parte dos órgãos governamentais, e até mesmo do governo boliviano. Ele pediu apoio da deputada para, em Brasília, interceder junto ao Ministro da Saúde, Luiz Mandetta, e ao presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, senador Nelson Trad Filho, visando participação dos mesmos em uma audiência pública em maio, para tratar da questão do hospital local, pacientes bolivianos, entre outras.

Domingos Albaneze Neto lembrou da audiência pública realizada no ano passado que tratou da questão da saúde na região de fronteira, que buscou resolver o problema de forma doméstica, dividir responsabilidades. Citou ainda que o hospital tem que ser desvinculado da política, ter vida própria, estrutura e gestão profissionais.

André da Farmácia, por sua vez, citou ações voltadas à segurança pública da fronteira, com as presenças das forças militares. Manoel Rodrigues se colocou à disposição da deputada e reforçou a necessidade do estabelecimento de uma parceria forte entre os integrantes do legislativo, pelo crescimento da região.

Paulo Bertini aproveitou a oportunidade e entregou um ofício a Bia Cavassa, pedindo intervenção da mesma, no sentido de viabilizar recursos para pavimentação asfáltica do acesso ao Distrito de Albuquerque, entre a BR 262 e a área urbana (oito quilômetros).

Yussef Salla solicitou apoio no sentido de implantar em Corumbá, o programa Fisioterapia no Campo, para atender o produtor rural, além de intervenção de Bia no sentido de solucionar um antigo problema que é a falta de água potável nos assentamentos.

Gabriel Alves de Oliveira também participou do encontro e sugeriu um trabalho no sentido de reforçar ainda mais a parceria com as forças militares (Exército e Marinha), em ações para atender os ribeirinhos.

João Mário foi outro a destacar a necessidade de uma parceria forte, assim como Chicão Vianna que presenciou a posse de Bia Cavassa e se reuniu com ele em seguida, solicitando uma série de melhorias para a região.

O encontro contou com as presenças do secretário especial de Agricultura Familiar, vereador licenciado Mohamad Abdallah, além de assessores da deputada, entre eles José Antônio Assad que vai comandar o escritório local, e Lucas Grilo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Meio Ambiente
Bombeiros atuam de maneira integrada para prevenir incêndios florestais no Pantanal
Tempo
Com probabilidade de chuvas, quinta também tem previsão de sol e nebulosidade em MS
Corumbá registra 22°C pela manhã e 30°C nos horários mais quentes do dia
Segurança
Em 1º mês de atuação, Gafip recupera 100% das tornozeleiras rompidas em Corumbá
Trânsito
Vereador pede estacionamento exclusivo para motos na Rua Porto Carrero
Saúde Pública
Vereador reivindica ambulância para atender comunidade de Albuquerque
Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Corumbá
Banda faz apresentação cultural em celebração aos 376 anos do Exército
Segurança Alimentar
Supermercado de Ladário recebe autorização para manipular alimentos de origem animal
Cultura
Abril Livro começa hoje e vai até 26 de abril na Biblioteca CEU Heloísa Urt
Segurança Pública
Furtos de animais em assentamentos preocupam e vereador pede intervenção policial

Mais Lidas

Comemorativo
Banda de Música do Exército faz apresentação no Poliesportivo nesta terça-feira (16)
Oportunidade
Processo seletivo abre 24 vagas para o HRMS
Contribuição de 14%
Câmara apoia reavaliação de contribuição previdenciária a aposentados e pensionistas do Estado
Destaque
Prefeito empossa 31 aprovados em concurso público da Rede Municipal de Educação