Menu
sábado, 24 de julho de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Expresso Mato Grosso - Promoção de Junho
Geral

Vereadores estreitam parceria com deputada com foco no desenvolvimento de Corumbá

18 fevereiro 2019 - 13h59Câmara de Corumbá

O estabelecimento de uma forte parceria entre os vereadores e a deputada federal Bia Cavassa, ficou evidenciado na manhã desta segunda-feira, 18 de fevereiro, durante uma reunião na Câmara Municipal que contou com as presenças de 10 dos 15 representantes do Poder Legislativo corumbaense.

O encontro, considerado extremamente positivo, foi uma das agendas cumpridas por Bia Cavassa, em sua primeira visita a Corumbá e Ladário, após assumir o cargo na Câmara Federal. A deputada destacou a importância dos encontros mantidos com as lideranças locais, visando a construção de parcerias fortes para juntos, buscar soluções para os problemas que afetam as duas cidades pantaneiras.

“Estamos vivendo um momento importante e não podemos perder esta oportunidade”, disse Bia, se referindo ao fato de, hoje, a região ter retomado sua representatividade política, tanto a nível estadual como federal. Lembrou que existem muitos e antigos problemas que precisam ser resolvidos.

“É importante construir uma parceria forte, deixar de lado as questões políticas e trabalhar pela população, que é o nosso dever”, pregou. Ela colocou o seu gabinete em Brasília, e o escritório que montará na cidade, à disposição dos vereadores, e disse contar com todos eles, com o prefeito Marcelo Iunes, com o governador Reinaldo Azambuja e com o deputado Evander Vendramini, para a construção de um mandato bastante participativo, voltado para o bem-estar da população pantaneira.

União de esforços

O encontro com a deputada foi agilizado pelo vereador e presidente do Poder Legislativo, Roberto Façanha. Ele destacou que a busca de soluções para os problemas da cidade, passa pelo estabelecimento de uma parceria forte, e que a região vive hoje, um momento especial com representantes na Assembleia Legislativa, Evander Vendramini, e na Câmara Federal, Bia Cavassa.

Ele próprio passou algumas demandas à deputada com destaques para a situação do Rio Taquari; a falta de água nos assentamentos rurais (utilização do mini gasoduto que não foi utilizado, como rede de distribuição de água), e a situação da redução do estoque pesqueiro que, segundo estudos, passa pelo crescimento populacional do jacaré que tem o peixe como seu principal alimento.

Bia Cavassa ouviu também outras demandas. Tadeu Vieira, por exemplo, demonstrou preocupação com a saúde da região, especialmente em relação ao hospital. Disse que é preciso intervenção no sentido de fazer com a única instituição hospitalar da região, tenha melhor estrutura e condições financeiras, para atender corumbaenses, ladarense e bolivianos.

Na sua opinião, é preciso aumentar os repasses, por parte dos órgãos governamentais, e até mesmo do governo boliviano. Ele pediu apoio da deputada para, em Brasília, interceder junto ao Ministro da Saúde, Luiz Mandetta, e ao presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, senador Nelson Trad Filho, visando participação dos mesmos em uma audiência pública em maio, para tratar da questão do hospital local, pacientes bolivianos, entre outras.

Domingos Albaneze Neto lembrou da audiência pública realizada no ano passado que tratou da questão da saúde na região de fronteira, que buscou resolver o problema de forma doméstica, dividir responsabilidades. Citou ainda que o hospital tem que ser desvinculado da política, ter vida própria, estrutura e gestão profissionais.

André da Farmácia, por sua vez, citou ações voltadas à segurança pública da fronteira, com as presenças das forças militares. Manoel Rodrigues se colocou à disposição da deputada e reforçou a necessidade do estabelecimento de uma parceria forte entre os integrantes do legislativo, pelo crescimento da região.

Paulo Bertini aproveitou a oportunidade e entregou um ofício a Bia Cavassa, pedindo intervenção da mesma, no sentido de viabilizar recursos para pavimentação asfáltica do acesso ao Distrito de Albuquerque, entre a BR 262 e a área urbana (oito quilômetros).

Yussef Salla solicitou apoio no sentido de implantar em Corumbá, o programa Fisioterapia no Campo, para atender o produtor rural, além de intervenção de Bia no sentido de solucionar um antigo problema que é a falta de água potável nos assentamentos.

Gabriel Alves de Oliveira também participou do encontro e sugeriu um trabalho no sentido de reforçar ainda mais a parceria com as forças militares (Exército e Marinha), em ações para atender os ribeirinhos.

João Mário foi outro a destacar a necessidade de uma parceria forte, assim como Chicão Vianna que presenciou a posse de Bia Cavassa e se reuniu com ele em seguida, solicitando uma série de melhorias para a região.

O encontro contou com as presenças do secretário especial de Agricultura Familiar, vereador licenciado Mohamad Abdallah, além de assessores da deputada, entre eles José Antônio Assad que vai comandar o escritório local, e Lucas Grilo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Seguiriam para Bolívia
Dois veículos que seriam atravessados para Bolívia são recuperados
Mais tempo
Exame toxicológico na emissão de CNH tem prazo ampliado para utilização do laudo
Empreendedorismo
Cinco erros que o empresário deve evitar no Marketing e Vendas
Imunização
Sábado tem vacinação contra Covid até 12h no drive do Poliesportivo
Investigaçã
Famosos em MS, grupos de venda estão 'recheados' de produtos roubados
Saúde
Anvisa suspende estudos clínicos da Covaxin no Brasil
Sorte
Mega-Sena pode pagar R$ 7 milhões no sorteio deste sábado
Cidade Tranquila
Operação conjunta combate crimes fronteiriços em Corumbá e Ladário
Tempo
Ar seco e quente pode marcar o sábado em Mato Grosso do Sul
Acidente
Motociclista fratura clavícula após perder controle em lombada

Mais Lidas

Sem contrato
Santa Casa de Corumbá perde serviço de Urologia
Investigação
Caso Maria Stella Coimbra: jovem teria fotografado documento do suposto estuprador
Acidente
Motociclista fratura clavícula após perder controle em lombada
Município
Decreto prorroga por mais 14 dias medidas para diminuir contaminação pela Covid-19