Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Vereadores defendem resgate de antigo Farol do Balduíno no Rio Paraguai

19 outubro 2021 - 14h16Redação

Os vereadores Nelsinho Dib, Chicão Vianna e Daniel Brambilla estão sugerindo o resgate e recuperação da estrutura do antigo Farol do Balduíno, que se encontra tombado ao lado do farol atual, localizado em frente à prainha do Porto Geral, e que hoje está visível devido ao baixo nível das águas do Rio Paraguai. 

O pedido foi direcionado ao prefeito Marcelo Iunes, no sentido de que sejam realizadas tratativas cabíveis junto aos órgãos federais, como a Marinha do Brasil, Iphan e da Secretaria do Patrimônio da União, no sentido de obter informações para retirada da estrutura e posterior restauração. 

“Com o Rio Paraguai em baixa, a antiga estrutura do farol ficou visível e é uma oportunidade para que seja feito o resgate e restauração, para ser instalado mais tarde, na própria região do Porto Geral, por se tratar de um monumento histórico, conforme já foi sugerido amplamente nas mídias sociais”, justificaram. 

Melhor Estrutura

Ainda na Câmara, Nelsinho Dib apresentou requerimento solicitando ao secretário de Saúde, Rogério dos Santos Leite, a realização de serviços para dotar a Unidade Básica de Saúde da Família Dr. Walter Victório, de uma estrutura de cobertura e proteção contra sol ou chuva, visando melhor atender os usuários do sistema de saúde pública que são atendidos no local. 

A unidade fica localizada na Rua Major Gama, 180, no Bairro Cristo Redentor. A estrutura é um pedido dos próprios usuários do sistema que reclamam da ausência de uma cobertura, brigando-os a ficar ao sol ou mesmo debaixo de chuva, em total desconforto. 

Limpeza

Já ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Luiz Fernando Moreira, o vereador pediu serviços de limpeza e remoção de restos de vegetais, lixo e entulhos, na área de entorno da Escola Estadual Dr. João Leite de Barros, quadrilátero formado pelas ruas Cabral, Antônio Maria Coelho, Joaquim Murtinho e Antônio João. 

Explicou que as calçadas estão em condições precárias, com muito mato, lixo e entulhos diversos, prejudicando o tráfego de pessoas, causando insegurança, desconforto e qualidade de vida, além de deixar o local com aspecto de abandono. 

Iluminação

À mesma pasta, Nelsinho pediu serviços de recuperação e manutenção do sistema de iluminação pública na Rua João Bernardino Alves do Couto com o Anel Viário, no Bairro Guatós, para eliminar a escuridão existente, que deixa todos inseguros e sob  risco de ações de marginais. 

Reabertura

Nelsinho está ainda solicitando ao prefeito Marcelo Iunes, a reabertura dos espaços públicos existentes na cidade, como as Academias ao Ar Livre, que estiveram fechadas durante a pandemia. Explicou que, com a redução da incidência da doença na cidade, a reabertura desses espaços será importante para a população, já que a prática de exercícios são altamente benéficos para a saúde. 

Serviço Postal

Já para atender a comunidade do Distrito de Albuquerque, o vereador solicitou ao prefeito Marcelo Iunes, a realização de análises, estudos e encaminhamentos cabíveis, visando garantir qualidade, agilidade e funcionalidade no atendimento do Serviço Postal (Correios), naquela região. Explicou que moradores e até mesmo turistas, estão reclamando da “qualidade, da agilidade e da funcionalidade na prestação do serviço”, reforçou. 

Dia do Médico

O Dia do Médico também foi lembrado pelo vereador corumbaense que, ontem, teve requerimento aprovado em presta homenagem a todos profissionais de medicina em nome da anestesista Flávia Florentino Pereira, e do urologista Cristiano Ribeiro Xavier, com Moções de Congratulações. 

Homenagem

Por outro lado, o vereador teve requerimento aprovado em que homenageia com Moção de Congratulação e Aplausos Orilzo Elias de Oliveira, Edilson Cuiabano Flores, João Pedro P. de Miranda e Lívia Fernandes, adeptos ao Jiu-Jitsu na Academia IRON de Corumbá, por conta dos excelentes resultados obtidos nos dois campeonatos ocorridos na cidade do Rio de Janeiro no início de outubro de 2021. 

Explicou que o grupo participou da Taça Rio 2021 de Jiu-Jitsu Desportivo e do Campeonato Brasileiro Master de Jiu-Jitsu, eventos organizados pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Desportivo (CBJJD), e que os resultados alcançados, além de estimular a prática desportiva, servem também para reafirmar a cidade de Corumbá como referência e geradora de atletas de alto nível, nesta Arte Marcial. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oportunidade
Imasul publica edital de concurso público para contratar 99 servidores
Aeronave
Idoso com hérnia umbilical inflamada é resgatado em fazenda no Paiaguás
Trânsito
Homem fica ferido em acidente com bicicleta elétrica na Avenida Gaturama
Tempo
Com tempo seco, sol e pouca nebulosidade são destaques na previsão deste sábado em MS
Corumbá tem mínima de 24°C e máxima de 33°C
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde