Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Vereadora reivindica imunização de moradores da região ribeirinha

08 abril 2021 - 08h50ASCOM

A disponibilização de equipes para imunizar a população ribeirinha contra a Covid-19, foi solicitada na segunda-feira, 5, pela vereadora Raquel Bryk, durante sessão ordinária do Poder Legislativo corumbaense. A reivindicação ocorrer por meio de requerimento endereçado ao secretário de Saúde, Rogério dos Santos Leite.

Na oportunidade, Raquel lembrou que a vacina contra o novo coronavírus ainda não chegou às comunidades ribeirinhas para atender idosos e outras pessoas inseridas nos grupos prioritários, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Por isso mesmo ela pediu que seja feito um planejamento e que estas pessoas possam ser imunizadas de forma mais rápida, com deslocamento de equipes para esta finalidade. Observou que o mesmo deve ocorrer a partir do momento em quem o Município iniciar a vacinação contra a Influenza (H1N1).

A vereadora requereu também à pasta de Saúde, o envio de relatório à Câmara em relação aos recursos recebidos da União e do Estado para enfrentamento à Covid – 19 nos anos de 2020 e 2021, contendo informações sobre recursos que foram aplicados na Associação Beneficente de Corumbá (com valores e respectivas portarias); e quais recursos e valores foram aplicados pelo Município em medidas de combate, prevenção e tratamento à doença, e onde foram aplicados, visando acompanhamento e fiscalização dos recursos.

MEDICAMENTOS

Outro pedido feito ao setor de Saúde se refere à possibilidade da disponibilização de um agente de saúde para visitas e acompanhamento das famílias residentes no Distrito de Porto Esperança, bem como realizando a retirada na cidade e a entrega de medicamentos para tratamento de pressão do Programa Hiperdia, e outros de uso contínuo.

“Muitas pessoas ficam até mesmo sem tomar a medicação por não ter condições de se locomover até a área urbana, para retirada da medicação. Acreditamos que a presença de um Agente Comunitário de Saúde realizando as visitas contínuas e o acompanhamento, pode melhorar a qualidade de vida das famílias residentes no distrito”, ressaltou.

TITULA BRASIL

Raquel sugeriu à Prefeitura de Corumbá, a adesão ao programa Titula Brasil, criado pelo Governo Federal para agilizar a regularização fundiária. O pedido foi feito direto ao prefeito Marcelo Iunes e é apontado como importante para solucionar a situação de pequenos produtores rurais que ainda não contam com o título definitivo da terra.

“É um programa importante que vai agilizar o processo de titulação e legalização da ocupação de áreas rurais da União. Caso o Município ainda não tenha feito a adesão, sugerimos que assim seja feito pois o objetivo do programa é desburocratizar o processo de regularização dessas áreas”, enfatizou.

SERVIÇOS

Por outro lado, a vereadora Progressista solicitou ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Luiz Fernando Moreira, limpeza com poda do mato, remoção de lixos e entulhos na Rua Frei Mariano, na altura do Clube Riachuelo, no centro, como forma de combater e prevenir proliferação de mosquitos causadores da doenças como a dengue e outras, além de manter limpa uma das principais ruas da cidade.

Reivindicou também a realização de serviços de limpeza e remoção de lixo, entulhos e galhos na Alameda Adelina, entre a Rua Eugênio Cunha e Avenida Rio Branco, no Bairro Universitário, em atendimento feito por moradores locais; limpeza, desobstrução e troca da tampa da boca de lobo na Rua Silva Jardim com Alameda Recreio, também Universitário, para eliminar a sujeira, entupimento e aparecimento de animais peçonhentos, inclusive cobras, bem como evitar que pedestres caiam no local.

TRÂNSITO

Por fim, Raquel Bryk pediu ao diretor da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), Lúcio André Messias de Barros, a realização de estudos visando instalação de semáforo no cruzamento das ruas Colombo com a 7 de Setembro, para melhor ordenamento do tráfego, evitando acidentes na região.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Causa Animal
Projeto de Lei cria o Dia Municipal de Adoção Animal em Corumbá
Assembleia Geral
Professores da UFMS decidem por paralisação a partir de 1º de maio
Cidade Limpa
Vereador cobra instalação de lixeiras na cidade com intensa campanha educativa
Boletim
Com mais 1 morte confirmada, MS já tem 15 vítimas da dengue
Por 30 dias
Morte de cão extraviado faz Gol suspender transporte de animais
Saúde
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Economia Nacional
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir desta quarta-feira (24)
Administração
Lajotas retiradas da rua Ladário serão reaproveitadas em alamedas e vias de menor movimento
Saúde Pública
Vereador pede agilidade nas cirurgias ginecológicas para reduzir fila de espera em Corumbá
Administração
Convênio com o Estado garante R$ 34,5 milhões para infraestrutura urbana e rural em Corumbá

Mais Lidas

Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
Profissão
Voucher Transportador já atendeu 990 motoristas e pode ganhar novas vagas