Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Vereadora prega conscientização sobre a menstruação e distribuição de absorventes higiênicos

22 junho 2021 - 09h59ASCOM

A instituição de um programa de conscientização sobre a menstruação e de fornecimento de absorventes higiênicos nas escolas públicas e nas unidades básicas de saúde de Corumbá está sendo defendida pela vereadora Raquel Bryk que, durante sessão do Poder Legislativo corumbaense, apresentou um Projeto de Lei nesse sentido, voltado para o público feminino.

O programa, conforme a proposta, consiste no fornecimento de absorventes higiênicos para estudantes e mulheres de baixa renda, visando à prevenção e riscos de doenças, bem como a evasão escolar.

No Projeto de Lei, a vereadora citou diretrizes de conscientização sobre a menstruação e fornecimento gratuito de absorventes higiênicos, o desenvolvimento de programas, ações e articulação entre órgãos públicos e sociedade civil que visem o desenvolvimento de um pensamento livre de preconceito em torno da menstruação.

O programa prevê a realização de palestras e cursos nas Unidades Educacionais que tenham Ensino Fundamental, Médio, Educação de Jovens e Adultos, a fim de abordar a menstruação como um processo natural, com vistas a evitar e combater a evasão escolar em decorrência desta questão; a elaboração e distribuição de cartilhas ou folhetos explicativos, entregues nas escolas, terminais urbanos de ônibus, estabelecimentos públicos, entre outros, que tragam a conscientização sobre a menstruação, voltada a todos os públicos, sexos e idades, objetivando desmistificar a questão e combater o preconceito.

Também fomenta o incentivo e fomento à criação de cooperativas, microempreendedores individuais e pequenas empresas, sobretudo de mulheres, que fabriquem absorventes higiênicos de baixo custo; a disponibilização e fornecimento gratuito de absorventes higiênicos pelo poder público, garantindo a universalização do acesso a absorventes higiênicos a todas as pessoas que menstruam em toda a rede pública, e ainda estabelecer o absorvente higiênico como um “produto higiênico básico” e classificado como “bem essencial”.

POBREZA MENSTRUAL

Em sua justificativa, Raquel Bryk pregou a necessidade de se combater a “pobreza menstrual”, um fato que aos poucos vem se tornando conhecido pela sociedade, diante da escassez de condições básicas para praticar a higiene menstrual. “Isso ocorre quando, em decorrência de não terem acesso aos itens de higiene relacionados à menstruação, milhares de meninas e mulheres são obrigadas a usarem folhas de jornal, sacolas plásticas, meias ou panos velhos para absorver o sangue, aumentando os riscos de infecção e colocando sua saúde em risco”, reforçou.

O presente Projeto de Lei visa conscientizar as pessoas sobre a questão da menstruação, assim como realizar a universalização do acesso a absorventes higiênicos, por meio do fornecimento gratuito deste item de higiene básico e essencial, para impedir o evento da “pobreza menstrual” em Corumbá, e dos constrangimentos para as meninas e mulheres que não têm condições financeiras de comprá-los e, por conta disso, acabam utilizando materiais prejudiciais à saúde, além de levar dignidade e esperança por um futuro justo e igualitário para essas cidadãs brasileiras.

Pesquisas apontam que 54% relataram que não sabiam nada ou tinham poucas informações sobre a menstruação. No Brasil, o estudo indicou que 66% se sentem desconfortáveis, 57% sujas e 42% inseguras, motivo pelo qual muitas mudam seus hábitos no período menstrual (10% deixam de ir à escola, 74% não entram na piscina, 66% param de praticar esportes, 47% não dormem fora de casa e 46% evitam sair de casa).

Uma pesquisa realizada por uma indústria fabricante em 2018, com 9.062 brasileiras de 12 a 25 anos de idade, revelou que na faixa de 12 a 14 anos, 22% afirmam não ter acesso a produtos confiáveis relacionados à menstruação porque não têm dinheiro ou porque eles não são vendidos perto de casa.

Outro detalhe importante é que os fabricantes de absorventes recomendam a sua troca, no máximo, a cada oito horas, porém, os ginecologistas aconselham que o período não passe de seis horas. “Infelizmente, muitas meninas e mulheres estudantes não possuem condições financeiras para adquirir produtos de higiene, inclusive as estudantes”, continuou.

Lembrou ainda que o projetos semelhantes já estão tramitando na Câmara Federal e em outros municípios brasileiros. Além disso, Raquel citou que, em 2014, a ONU reconheceu que o direito das mulheres à higiene menstrual é uma questão de saúde pública. Disponibilizar o acesso gratuito ao alcance de quem necessitar, é fundamental, pois os absorventes higiênicos não são itens supérfluos e sim item básico, essencial e de necessidade.

“É um item que deve fazer parte do orçamento das unidades escolares, assim como, por exemplo, as provisões de papel higiênico, kits de primeiros socorros e outros itens necessários à saúde das estudantes da rede pública de saúde e de ensino”, finalizou, conclamando os seus pares a olhar a matéria com carinho, visando sua aprovação.

DOAÇÃO DE ALIMENTOS

Por outro lado, na mesma sessão, a vereadora apresentou um requerimento solicitando levantamento de informações sobre a Lei Ordinária n° 1926/2006 que dispõe sobre a criação do Programa Municipal de Incentivo à Doação de Alimentos - Banco de Alimentos.

Raquel está  buscando saber se a Lei foi colocada em prática; qual órgão da Administração Pública a executa, e se existem parceiros e quem são. Explicou que “esta poderia ser uma forma permanente de atendimento as famílias em vulnerabilidade, e mais uma possibilidade para diminuir a questão da falta de alimento para aqueles que mais precisam”.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Sexta-feira de tempo ensolarado e temperaturas amenas em Mato Grosso do Sul
Corumbá tem mínima de 15°C e máxima de 36°C
4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal
Obrigatório
FUNPREV convoca aposentados e pensionistas por invalidez para perícia médica bianual
Assistência
Povo das Águas atende moradores da região do Baixo Pantanal a partir de segunda, dia 22
Destaque
Corumbá promove, na 6ª feira, 2ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Economia
Exportação de industrializados de MS atingem US$ 434,7 milhões em março
Mudança
Novo sistema de cadastro no Programa Precoce MS já está disponível
Abril Verde
Campanha promove conscientização contra assédio a mulheres no trabalho
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo