O presidente da Câmara de Corumbá, vereador Tadeu Vieira, não esperou o novo mandato para começar a cumprir um de seus compromissos de campanha: assegurar que os concursos realizados pela Polícia Civil, Polícia Militar e Agepen com vagas na cidade sejam voltadas apenas para concorrentes corumbaenses e residentes no município.
O requerimento, aprovado em sessão ordinária na noite de ontem, 31, solicita que o Governador do Estado, Reinaldo Azambuja, bem como o secretário de segurança pública, Carlos Barbosa, e os deputados estaduais Junior Mochi, Amarildo Cruz, George Takimoto, Felipe Orro, Cabo Almi e Professor Rinaldo aprovem e sancionem um projeto de lei garantindo que o efetivo convocado no próximo concurso para as forças de segurança pública seja composto de homens e mulheres nascidos e residentes em Corumbá.
O motivo, segundo o vereador, é que os candidatos de outras regiões vêm até a cidade para prestar concurso, são aprovados, mas na primeira oportunidade pedem transferência para a cidade de origem, deixando defasado o contingente de policiais e agentes penitenciários. Com a nova lei, isso não ocorreria.
"Para um batalhão de Polícia Militar ser efetivamente um batalhão, seriam necessários 350 oficiais. Hoje, temos apenas 110, devido ao grande número de transferências. Enquanto isso, nossa fronteira fica desprotegida. Além disso, a nova lei vai garantir que nossos jovens tenham um emprego que lhes permita viver na cidade onde nasceram e cresceram", afirmou o vereador Tadeu Vieira.