Menu
quarta, 03 de março de 2021
Governo do Estado - Campanha de Março
Geral

Vereador sugere instituição de Programa de Hortas Solidárias Urbanas em Corumbá

06 agosto 2019 - 09h09Câmara de Corumbá

Projeto de Lei apresentado na sessão ordinária de ontem, segunda-feira, 04 de agosto, prevê a instituição do Programa de Hortas Solidárias Urbanas em Corumbá. A iniciativa é do vereador João Mário que, já há algum tempo, vem trabalhando em um projeto piloto neste sentido, voltado para pessoas físicas residentes no Município, bem como cooperativas e instituições sem fins lucrativos existentes na cidade.

A proposta de João Mário prevê implantação das hortas como forma de promover o uso produtivo de áreas urbanas ociosas no Município; incentivar a produção de alimentos orgânicos; proporcionar formas de geração de trabalhos e renda, bem como estimular a economia solidária e modos de produção e consumo sustentáveis, e fomentar políticas públicas de segurança alimentar.

“A nossa ideia é que estes espaços sejam utilizados exclusivamente para o cultivo de hortaliças (verduras, legumes e raízes), plantas medicinais, plantas frutíferas e flores”, explicou o vereador, salientando que as hortas poderão ser implantadas em áreas públicas municipais, ou mesmo em terrenos particulares.

Para participar do programa, os interessados terão que um pano plano de plantio, manejo e tratamento de resíduos orgânicos, elaborado por profissional habilitado e aprovado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Além disso, a proposta cita que parte da produção das hortas (30%0 deverá ser destinada às escolas municipais e entidades assistenciais estabelecidas na cidade, podendo o excedente ser livremente comercializado pelos produtores, dentro do Município.

Energia

Por outro lado, também na sessão de ontem, o vereador João Mário sugeriu à empresa Energisa, estudos técnicos visando solucionar problema em relação ao fornecimento de energia elétrica para a Escola Municipal Rural Carlos Carcano, localizada no Assentamento Urucum.

Segundo ele, o estabelecimento de ensino não está recebendo carga suficiente para colocar em funcionamento seus aparelhos elétricos como ar condicionado, freezers e outros que necessitam de eletricidade, devido às constantes quedas quando ligados.

João Mário solicitou ainda a disponibilização de um número maior de banheiros químicos na região do Porto Geral, nos finais de semana e em dias de eventos no local. O pedido foi direcionado ao diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Joílson Silva da Cruz.

Ele explicou que é preciso propiciar melhor estrutura para atender a população e turistas que visitam o Porto Geral, tornando o local mais agradável. “Isso evitaria que pessoas façam suas necessidades nos troncos das árvores e nas construções existentes no trecho, o que gera constrangimentos para os pais que levam seus filhos àquele ponto de lazer e turístico da cidade”, concluiu.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Anvisa diz que vacinas usadas no Brasil são seguras
POLÍTICA
André e Rose lideram 1ª pesquisa para o Governo em eleição 2022
COVID-19
Vereador propõe penalidades para quem não cumprir a ordem de vacinação dos grupos prioritários
CONCURSO PÚBLICO
Técnicos de Enfermagem são convocados em processos seletivos da Funsau
GERAL
PMA realiza trabalhos de orientação sobre minhocas em casas de iscas no MS
INFRAÇÃO ADMINISTRATIVA
PMA autua morador de Corumbá por transporte ilegal de pescado
BANDA LARGA
Vereador pede relatório da OI sobre período de interrupção do sinal de Internet na cidade
DESAPARECIMENTO
Continuam buscas por homem desaparecido na região do Paiaguás
TEMPO
Nesta quarta variação da temperatura fica entre 23°C a 31°C em Corumbá
GERAL
Reinaldo Azambuja autoriza concurso público com 250 vagas para Polícia Civil

Mais Lidas

OPORTUNIDADE
IEL oferece vagas de estágio para Corumbá e mais 5 cidades do Estado
POLICIAL
PM prende irmãs após briga no Popular Nova
POLICIAL
Após briga mulheres são presas no bairro Aeroporto
EDUCAÇÃO
Vereadores aprovam projeto do Executivo que atende professor temporário na Reme