Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Vereador sugere instituição de Programa de Hortas Solidárias Urbanas em Corumbá

06 agosto 2019 - 09h09Câmara de Corumbá

Projeto de Lei apresentado na sessão ordinária de ontem, segunda-feira, 04 de agosto, prevê a instituição do Programa de Hortas Solidárias Urbanas em Corumbá. A iniciativa é do vereador João Mário que, já há algum tempo, vem trabalhando em um projeto piloto neste sentido, voltado para pessoas físicas residentes no Município, bem como cooperativas e instituições sem fins lucrativos existentes na cidade.

A proposta de João Mário prevê implantação das hortas como forma de promover o uso produtivo de áreas urbanas ociosas no Município; incentivar a produção de alimentos orgânicos; proporcionar formas de geração de trabalhos e renda, bem como estimular a economia solidária e modos de produção e consumo sustentáveis, e fomentar políticas públicas de segurança alimentar.

“A nossa ideia é que estes espaços sejam utilizados exclusivamente para o cultivo de hortaliças (verduras, legumes e raízes), plantas medicinais, plantas frutíferas e flores”, explicou o vereador, salientando que as hortas poderão ser implantadas em áreas públicas municipais, ou mesmo em terrenos particulares.

Para participar do programa, os interessados terão que um pano plano de plantio, manejo e tratamento de resíduos orgânicos, elaborado por profissional habilitado e aprovado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Além disso, a proposta cita que parte da produção das hortas (30%0 deverá ser destinada às escolas municipais e entidades assistenciais estabelecidas na cidade, podendo o excedente ser livremente comercializado pelos produtores, dentro do Município.

Energia

Por outro lado, também na sessão de ontem, o vereador João Mário sugeriu à empresa Energisa, estudos técnicos visando solucionar problema em relação ao fornecimento de energia elétrica para a Escola Municipal Rural Carlos Carcano, localizada no Assentamento Urucum.

Segundo ele, o estabelecimento de ensino não está recebendo carga suficiente para colocar em funcionamento seus aparelhos elétricos como ar condicionado, freezers e outros que necessitam de eletricidade, devido às constantes quedas quando ligados.

João Mário solicitou ainda a disponibilização de um número maior de banheiros químicos na região do Porto Geral, nos finais de semana e em dias de eventos no local. O pedido foi direcionado ao diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Joílson Silva da Cruz.

Ele explicou que é preciso propiciar melhor estrutura para atender a população e turistas que visitam o Porto Geral, tornando o local mais agradável. “Isso evitaria que pessoas façam suas necessidades nos troncos das árvores e nas construções existentes no trecho, o que gera constrangimentos para os pais que levam seus filhos àquele ponto de lazer e turístico da cidade”, concluiu.

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal