Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Vereador quer saber se empresas estão cumprindo cotas para pessoas com deficiência

22 outubro 2021 - 09h41Ascom Câmara de Corumbá

Após receber denúncias, o vereador Daniel Brambilla está buscando junto às grandes empresas instaladas na região, informações para saber se a Lei Federal nº 8.213/1991, a Lei de Cotas, está sendo cumprida. Como se sabe, pela legislação, as empresas privadas são obrigadas a contratar um percentual que varia de 2% a 5% de portadores de alguma limitação. 

Por isso mesmo, durante sessão da Câmara, o vereador apresentou um requerimento solicitando encaminhamento de expediente às empresas de grande porte na cidade, Votorantim Cimentos, Vetorial Mineração e Vale, solicitando uma série de informações nesse sentido. 

Daniel está questionando sobre a quantidade de empregados próprios, quantidade de empregados na Cota para PCD, número de empregados PCDs em cargos de confiança/liderança/gestão, bem como se existe programa de desenvolvimento para PCDs internamente e externamente para atrair talentos desta classe. 

Ao mesmo tempo, o vereador reiterou que o Ministério Público do Trabalho (MPT), procuradoria regional da 24ª região em Corumbá, seja oficializado para apurar possíveis irregularidades praticadas pelas empresas instaladas na cidade, em especial, as de grande porte, no que se refere à Lei de Cota. 

Denúncias

“Tomamos conhecimento, por meio de denúncias, que existem empresas descumprindo as cotas para pessoas com algum tipo de deficiência, inclusive até com de missões em desacordo com a Lei”, explicou. 

“E se caso não esteja cumprindo à cota em seu percentual, a demissão de pessoa com deficiência contratada pelo sistema de cotas, só pode ocorrer se houver contratação de substituto, também deficiente, para o mesmo cargo, o que, infelizmente também não vem ocorrendo em nossa cidade”, continuou. 

Daniel observou ainda ter conhecimento de que “as vagas ofertadas, na grande maioria das vezes, são para assistentes ou auxiliares, mesmo havendo profissionais habilitados para exercer outros cargos, ou seja, as empresas estão preocupadas em somente, tentar cumprir a norma e não promover a inclusão com dignidade”, revelou. 

Destacou ainda a existência de empresas de grande porte na cidade, que, “com louvor deste parlamentar”, vem tendo um trabalho ímpar para outras classes inclusivas, mas, “por ser a legislação protetiva dos deficientes mais antiga, não há registros de ações para inclusão e promoção para que, os que já se encontram trabalhando ou que queiram trabalhar, poderem galgar cargos de expressão de liderança ou gestão”, completou. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal