Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Vereador pede inclusão de Corumbá no projeto de internet 5G no campo

18 maio 2021 - 09h56ASCOM

O vereador Chicão Vianna está buscando junto a parlamentares sul-mato-grossenses em Brasília, bem como a autoridades do Governo Federal, a inclusão de Corumbá no projeto de instalação e disponibilização do sinal de internet 5G no campo, a exemplo do que ocorreu com a cidade mato-grossense de Rondonópolis, com resultados altamente satisfatórios. 

O pedido foi feito na sessão ordinária de ontem, segunda-feira, 17, do Poder Legislativo Corumbaense, por meio de indicações assinadas também pelo vereador Daniel Brambilla, e direcionadas ao senador Nelsinho Trad e à senadora Soraya Thronicke, pedindo intervenção junto aos ministérios das Comunicações e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para que a cidade possa ser contemplada com essa importante ferramenta tecnológica.

O vereador reforçou o pedido junto ao próprio ministro das Comunicações, Fábio Faria, bem como à ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a sul-mato-grossense Tereza Cristina.

“É um projeto de extrema importância para Corumbá, uma das cidades onde se concentra uma das maiores criações de gado bovino do País, sendo uma referência nacional na pecuária”, lembrou o vereador. “Nossa região pode ser importante também para a realização de testes do sinal 5G no Campo, à exemplo da cidade de Rondonópolis, onde o projeto piloto foi instalado no dia 11 de maio”, acrescentou.

Chicão acredita que o projeto seria fundamental para o “aumento considerável da produção em nossa região, já que seria possível controlar em tempo real e com maior precisa, o manejo do gado. Essa tecnologia aumentaria a produtividade da pecuária, além de inúmeros outros benefícios que a distribuição do sinal 5G pode gerar, como a inclusão tecnológica do homem do campo por exemplo. Por isso estamos pedimos que Corumbá seja incluída no projeto, para que assim possamos contribuir de maneira mais efetiva, para com a economia nacional”, concluiu.

PROJETO PILOTO

A primeira antena rural (projeto piloto) foi instalada dia 11 de maio em Rondonópolis e a expectativa do Governo Federal é que, no futuro, quando esse tipo de conexão for disponibilizado em larga escala, ajude o produtor brasileiro a reduzir custos e ganhar produtividade, com o auxílio de drones, chips e GPS.

Conforme o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ao conectar objetos do cotidiano – como eletrodomésticos, smartphones, roupas e automóveis – à internet (e entre si), essa tecnologia permitirá até mesmo a realização de procedimentos médicos delicados a distância, além de sistemas de direção automática de carros e as mais diversas tecnologias de automação e inteligência artificial, inclusive para a agricultura, a indústria e as cidades. (Com informações da Agência Brasil)

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal