Menu
quinta, 28 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Vereador pede apoio para viabilização de helicóptero para atender a saúde pantaneira

25 abril 2019 - 09h18Câmara de Corumbá

A disponibilização de um helicóptero para atender as necessidades da saúde na região pantaneira, é o que pretende o vereador Chicão Vianna que esta semana, por meio de requerimento, solicitou apoio da bancada sul-mato-grossense em Brasília, para que sejam articulados meios junto ao Governo Federal, para a liberação da aeronave.

O vereador lembrou que em várias regiões do Brasil, o Governo Federal disponibilizou helicópteros que integram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, e que para Corumbá, o equipamento é apontado como fundamental para ações de resgate na região pantaneira, principalmente nas localidades de difícil acesso.

“Hoje contamos com o apoio da Mainha do Brasil, por meio do 5º Distrito Naval sediado em Ladário, que tem feito os resgates no Pantanal. Mas, a área da saúde de Corumbá necessita de um helicóptero para atender as necessidades, principalmente no que tange aos casos de emergência em locais de difícil acesso, como na região do Rio Taquari, entre outras”, explicou.

Nesse sentido, o vereador solicitou envio de expediente ao ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta; ao senador Nelson Trad Filho: à deputada federal Beatriz Cavassa, assim como ao deputado federal Fábio Trad, no sentido de que eles articulem junto ao Governo Federal, para a região ter acesso ao serviço do SAMU 192 aéreo.

“Corumbá é ponto de apoio para todos os moradores da região, as mais próximas ou as mais longínquas, onde o acesso, quando é possível, ocorre somente pela hidrovia do Rio Paraguai. Deste modo, quando há necessidade de atendimento médico ou hospitalar, seja emergencial ou rotineiro, os cidadãos pantaneiros se dirigem à nossa cidade para utilizar dos serviços que são disponibilizados à população”, citou o vereador.

Chicão ressalta, no entanto, que existe famílias que, para chegar à área urbana de Corumbá, são obrigadas a viajar de barco, cerca de 40 horas. “Em caso da necessidade de um atendimento emergencial, é necessária uma ação mais rápida, o que será possível com a disponibilização desse helicóptero”, reforçou.

O vereador lembra que atendimentos emergenciais ocorrem com frequência na região do Pantanal, e que não há como suportar longas viagens “sob o risco de perderem suas vidas, seja por algum traumatismo causado por acidente, seja por veneno de animal peçonhento ou em caso de um parto emergencial, por exemplo”.

“Nestes casos – prosseguiu - o tempo para dar início ao atendimento está diretamente ligado às chances de sobrevivência, sendo o transporte aquaviário inviável para esse tipo de ocorrência. Logo, devido à necessidade de constantes atendimentos emergenciais que exigem atenção imediata, é necessária a disponibilização de um helicóptero para estas situações”, completou.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira
Acordo de Cooperação
Santa Casa irá receber 50 estagiários da Anhanguera/Unopar a partir de Abril