Menu
sábado, 16 de janeiro de 2021
Andorinha - campanha dezembro
Andorinha - Dezembro
Geral

Vereador pede ao Município, realização do “Teste do olhinho” no hospital

25 junho 2019 - 08h59Câmara de Corumbá

A realização do Teste do Reflexo Vermelho (TRV), conhecido como “Teste do olhinho”, na Santa Casa de Corumbá é o que está solicitando o vereador Gabriel Alves de Oliveira, como forma de detectar de forma precoce, problemas oculares congênitos que comprometem a transparência dos meios oculares e que podem impedir o desenvolvimento visual cortical do bebê.

O pedido foi feito durante sessão ordinária realizada ontem, segunda-feira, 24, na Câmara, e direcionado ao secretário de Saúde do Município, Rogério dos Santos Leite, com cópia para o presidente da Junta Interventora da Santa Casa de Corumbá, Luiz Henrique Maia de Paula, e à presidente do Conselho Municipal de Saúde, Léia Vilalva.

No pedido ele solicitou que o Município implante a realização do TRV na Santa Casa ou mesmo na rede básica do município, respeitando a Lei Estadual 2897, de 06 de outubro de 2004.

“Esse exame é de extrema importância na medida em que se pode diagnosticar doenças visuais em fase inicial como catarata, glaucoma congênito, opacidades de córnea, tumores intraoculares, entre outras doenças. É um exame que custa muito caro para a população, justificando ainda mais a realização pelo poder público”, justificou.

Feira

Por outro lado, ainda na sessão de ontem, Gabriel solicitou informações junto ao Poder Executivo, em relação às feiras livres na cidade, bem como sobre a Feira Cultural da Esplanada da NOB. O vereador deseja saber se já existe previsão de início e recursos disponíveis para a Feira Cultural, bem como em relação às medidas já tomadas e previstas para a regulamentação e padronização das feiras livres no ano de 2019.

A solicitação foi direcionada ao prefeito Marcelo Iunes e ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Ametlla. Segundo ele, feirantes estão reclamando sobre “o abandono e afastamento do poder público municipal, em especial nas áreas da segurança, saúde e ausência de cursos de incentivo a qualificação e capacitação”.

Gabriel observa que “a regulamentação trará mais segurança no trabalho dos feirantes, comodidade, praticidade e conforto para a população que frequenta as feiras livres, um assunto desde março do ano passado, quando o prefeito se reuniu com os feirantes em seu gabinete, tratando da regulamentação e padronização das feiras livres, além de discutir o funcionamento da futura feira cultural”, lembrou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAPTURA DE ANIMAL
PMA captura tamanduá-bandeira no centro da cidade, o terceiro em 15 dias
EDUCAÇÃO
Termina hoje inscrição para primeira seleção de 2021 do ProUni
COVID-19
MS chega à metade de janeiro com 272 mortes por Covid-19
CAMPANHA SAÚDE MENTAL
Janeiro Branco: Profissionais falam da importância de cuidar da saúde mental
POLICIAL
PRF e PM apreendem 581 Kg de maconha em MS
Utilidade
O melhor formato de vídeo para o seu Mac
EDUCAÇÃO
Veja cinco dicas para se preparar para o Enem 2020
EDUCAÇÃO
IEL está com inscrições abertas para o curso de planejamento estratégico
SAÚDE
Centro e Borrowiski recebem ação de combate à dengue nesta sexta e sábado
ECONOMIA
Nascidos em julho podem sacar auxílio emergencial a partir de hoje

Mais Lidas

POLICIAL
Homem é preso por violência doméstica no Bairro Cristo Redentor
POLICIAL
Jovem com mandado de prisão em aberto é preso no Loteamento Pantanal
CAMPANHA SAÚDE MENTAL
Janeiro Branco: Profissionais falam da importância de cuidar da saúde mental
GERAL
Energisa inicia Projeto de Eficiência Energética na Base Fluvial em Ladário