Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Vereador pede ao Município, realização do “Teste do olhinho” no hospital

25 junho 2019 - 08h59Câmara de Corumbá

A realização do Teste do Reflexo Vermelho (TRV), conhecido como “Teste do olhinho”, na Santa Casa de Corumbá é o que está solicitando o vereador Gabriel Alves de Oliveira, como forma de detectar de forma precoce, problemas oculares congênitos que comprometem a transparência dos meios oculares e que podem impedir o desenvolvimento visual cortical do bebê.

O pedido foi feito durante sessão ordinária realizada ontem, segunda-feira, 24, na Câmara, e direcionado ao secretário de Saúde do Município, Rogério dos Santos Leite, com cópia para o presidente da Junta Interventora da Santa Casa de Corumbá, Luiz Henrique Maia de Paula, e à presidente do Conselho Municipal de Saúde, Léia Vilalva.

No pedido ele solicitou que o Município implante a realização do TRV na Santa Casa ou mesmo na rede básica do município, respeitando a Lei Estadual 2897, de 06 de outubro de 2004.

“Esse exame é de extrema importância na medida em que se pode diagnosticar doenças visuais em fase inicial como catarata, glaucoma congênito, opacidades de córnea, tumores intraoculares, entre outras doenças. É um exame que custa muito caro para a população, justificando ainda mais a realização pelo poder público”, justificou.

Feira

Por outro lado, ainda na sessão de ontem, Gabriel solicitou informações junto ao Poder Executivo, em relação às feiras livres na cidade, bem como sobre a Feira Cultural da Esplanada da NOB. O vereador deseja saber se já existe previsão de início e recursos disponíveis para a Feira Cultural, bem como em relação às medidas já tomadas e previstas para a regulamentação e padronização das feiras livres no ano de 2019.

A solicitação foi direcionada ao prefeito Marcelo Iunes e ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Ametlla. Segundo ele, feirantes estão reclamando sobre “o abandono e afastamento do poder público municipal, em especial nas áreas da segurança, saúde e ausência de cursos de incentivo a qualificação e capacitação”.

Gabriel observa que “a regulamentação trará mais segurança no trabalho dos feirantes, comodidade, praticidade e conforto para a população que frequenta as feiras livres, um assunto desde março do ano passado, quando o prefeito se reuniu com os feirantes em seu gabinete, tratando da regulamentação e padronização das feiras livres, além de discutir o funcionamento da futura feira cultural”, lembrou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal